Tokushare > Notícia > Curiosidades > A Influência da Cultura Oriental no ocidente... E vice-versa. - Parte 1

A Influência da Cultura Oriental no ocidente... E vice-versa. - Parte 1

Por Jorge Hakaider

Por Jorge Washington (Hakaider)

 

   Já dizia o velho ditado: “Nesse mundo nada se cria, tudo se copia”. Quem acompanha tokusatsus por muitos anos, como é o meu caso, devem ter notado em várias séries similaridades ou “coincidências” com algum filme ou programa de TV.

 

   Não é de hoje que as produções nipônicas são inspiradas ou são fontes de inspiração em uma cena ou até mesmo no visual de algum personagem que se destacou nas TVs pelo mundo.

 

   Faremos uma série de matérias mostrando esse tipo de curiosidades ou coincidências.

 

 No começo de tudo, surgia Godzilla... E sua cópia, Gorgo!

 

   Em 1954, estreava no Japão, o “Rei” dos monstros, Godzilla. O longa dirigido por Ishiro Honda conta a história de um gigantesco dinossauro criado através das experiências com armas atômicas e que devasta Tóquio com seus raios nucleares e força avassaladora, tornando-se um grande sucesso que atravessou as fronteiras chegando ao ocidente.

 

   Pouco mais de dois anos, esse mesmo filme estreava nos cinemas americanos, com algumas alterações. Foram inseridas novas cenas e um protagonista ocidental, interpretado pelo ator Raymond Burr, a fim de conquistar o público norte-americano, que preferia ver um herói ocidental enfrentando a gigantesca criatura do que um bando de japoneses saindo correndo no meio da destruição.

 

   Godzilla deu início à era com criaturas gigantes no cinema, tanto no oriente, quanto no ocidente, cada uma mais assustadora e bizarra que a outra.

 

   Impulsionado pelo sucesso de Godzilla, em 1960, um filme britânico chegava às telonas, seu nome era Gorgo, praticamente um genérico do dinossauro japonês, que saia destruindo tudo pela frente em meio às maquetes de Londres e pisoteando um mundo de figurantes! Esse filme chegou a ser exibido aqui no Brasil no SBT, na extinta e saudosa Sessão das 10, no final dos anos 80.

 

Godzilla, de 1954 e

 

Gorgo de 1960

 

E vocês tokufâs, o que acharam? Coincidência ou não?

Comentem, suas opiniões são muito importantes e nos motiva a trazer novidades.

 

Acessem meu Instagran, Twitter e Facebook:

Instagram: @hakaidermv

Twitter:      @mvhakaider

Facebook:  www.facebook.com/mvhakaider

 

 

Acessem a página do Tokushare:

www.tokushare.com.br

 

Não deixem de curtir nossa página:

https://www.facebook.com/tokushare 

 

Sejam membros do nosso grupo no face:

https://www.facebook.com/groups/503636439710816/

 

Até mais.

 

 

Jorge Hakaider
Comentários
Kiske Otoko - 01/08/2016 12:08:05
Reportagem AWESOME :D E pensar que na decada de 60 já existia ''sabanizações'' hauahuahuahuahuhauah xD Eu tb não sabia desse Gorgo o.o Parabéns :D
Denuncia
WalterJ - 01/08/2016 11:08:36
Bem legal esse assunto. E vale ressaltar que o próprio Godzilla teve entre as influências na sua criação, um monstro de um filme americano de 1953 chamado The Beast from 20,000 Fathoms. E isso foi o próprio criador de Godzilla, Tomoyuki tanaka quem afirmou.
Denuncia
eldertut - 01/08/2016 11:08:40
Adorei a matéria e curti também no facebook. Vale lembrar que é importante darmos atenção e colocarmos nossos comentários aqui, porque sei que estamos dando apoio para nossas séries nipônicas. Seria interessante conhecer esse Gorgo também. Abraço.
Denuncia
Venancio Souza - 01/08/2016 00:08:16
Muito bacana a matéria. Não conhecia o Gorgo e com base no texto dá pra ver as fortes influências com o Godzilla. Vale lembra que antes do Godzilla, mais precisamente em 1953 existiu o filme "Monstro do mar" (The Beast from 20.000 Fathons) que também tinha essa temática. Acredito que tenha servido de inspiração também que Eiji criasse o Rei dos monstros. Mais um exemplo que confirma a frase dita no inicio da matéria Rs. Parabéns e continuem com o ótimo trabalho!
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!
Participem do nosso grupo no face, acessem: TokuShare