Tokushare > Notícia > Análise > Séries -Esquadrão Ninja Kakuranger – Um Bom Sentai sobre Ninjas

Séries -Esquadrão Ninja Kakuranger – Um Bom Sentai sobre Ninjas

Por tuninhochan

Eu sou uma pessoa chata. Gosto de ver tudo na ordem cronológica de lançamento. Imaginem então como foi a bagunça quando decidi ver todos os Tokusatsus em ordem cronológica. Imaginem então a bagunça maior ainda quando decidi ver os Sentais em ordem, ainda mais que ainda não temos todas as séries completas com legendas. Antes de tomar a decisão de assistir a todas as produções japonesas em ordem cronológica, buscando por Tokusatsus inéditos no Brasil, iniciei minhas aventuras com Esquadrão Ninjas do Vento Hurricaneger (26ª série da franquia Sentai de 2002) há alguns anos atrás. Quando já estava assistindo as séries em ordem cronológica, acompanhando uma série antiga com uma série atual, assisti Esquadrão Shuriken Ninninger (39º série da franquia Sentai de 2015) no seu ano de lançamento mesmo. E porque estou compartilhando isso tudo com vocês? Simples. Porque ontem eu terminei a minha 18ª série da franquia Sentai. Esquadrão Ninja Kakuranger foi produzida pela Toei Company e foi ao ar pela TV Asahi em 18 de fevereiro de 1994. Todo esse papo que eu citei sobre ordem cronológica é porque o Esquadrão Ninja Kakuranger é o primeiro sentai com temática ninja. Tivemos ao todo 3 sentais com temática ninja. O primeiro foi Esquadrão Ninja Kakuranger em 1994, o segundo foi Esquadrão Ninjas do Vento Hurricaneger em 2002 e, por último, o terceiro foi Esquadrão Shuriken Ninninger. Kakuranger ainda teve um filme e dois especiais, um deles é o Super Sentai World, onde eles se encontram com todos os sentais desde o Esquadrão Terrestre Fiveman até os Kakuranger.

A história do 18º Sentai é sobre a luta de ninjas contra os youkais (ou yokais), que são criaturas sobrenaturais ou demônios, que pretendem dominar e aterrorizar a Terra. Daimaou, o grande rei dos youkais, foi aprisionado e selado há mais de mil anos por ninjas do passado conhecidos como Kakuranger. Nos dias de hoje, um yokai remanescente consegue enganar Sasuke (interpretado por Teruaki Ogawa) e Saizou (interpretado por Hiroshi Tsuchida), dois amigos descendentes dos antigos Kakuranger. Desta forma, sem saber, ambos acabam libertando Daimanou e seu exército de youkais. Agora, os dois amigos terão que se juntar a Tsuruhime (interpretada por Satomi Hirose), mais uma descendente dos Kakuranger, para transformarem-se no Esquadrão Ninja Kakuranger, utilizando o Doron Changer, e deterem os planos de Daimaou de destruir e aterrorizar a Terra.

Logo nos primeiros episódios se juntam a eles Seikai (interpretado por Shu Kawai) e Jiraiya (interpretado por Kane Kosugi). Ficamos com a seguinte formação então: Sasuke como Ninja Red, Tsuruhime como Ninja White, Saizou como Ninja Blue, Seikai como Ninja Yellow e Jiraiya como Ninja Black.

Esquadrão Ninja Kakuranger é uma boa série que possui bastante ação e humor. É uma série leve e divertida de se acompanhar. Possui bons efeitos especiais e o elenco é muito bom também. Apesar de ter um começo morno, quando a série chega a sua metade, apresenta os melhores episódios dela, dando direito a episódios solos para cada integrante do Esquadrão. Isso é um fato completamente inédito, pois nenhum outro Sentai apresentou esta característica antes, pois normalmente temos um episódio centrado em um integrante e ao longo do episódio os demais componentes do Esquadrão se unem a ele para derrotar o inimigo. Aqui não. Temos um episódio solo mesmo do começo ao fim com o integrante da equipe se resolvendo sozinho.

Kakuranger tem dois grandes destaques em sua trama. O primeiro é ter a primeira líder feminina em um Sentai. Tsuruhime é incontestavelmente a líder dos ninjas. Ela não só reúne e orienta os demais membros do Esquadrão, como praticamente move toda a trama da série na boa relação que desenvolveram entre ela e seu pai Hakumenrou (interpretado por Takayuki Godai), um traidor dos ninjas que passa para o lado dos youkais. Essa relação é bem explorada na reta final da série, trazendo bons dilemas para a personagem de Satomi Hirose.

O outro grande destaque da série fica por conta de Kane Kosugi que destrói como Jiraiya Além de protagonizar as melhores cenas luta da série, ele protagonizou uma das melhores lutas que vi até o momento em um gênero Tokusatsu (se não foi a melhor de todas). Nos episódios 28 e 29 chamados respectivamente de "Uma Pessoa Super Importante vem ao Japão!!!" e "A Primeira Super Batalha na História!", temos a luta épica entre Jiraiya e seu antigo mestre Gali, interpretado por Sho Kosugi, que agora estão em lados opostos da luta entre o bem e o mau. E se vocês repararam direitinho nos sobrenomes dos dois atores, com certeza não deixaram passar despercebido que ambos possuem o mesmo sobrenome. Isso mesmo, Tokufãs, eles são pai e filho! Fizeram um duelo para ninguém botar defeito!

No restante, a série corre normalmente como qualquer outro Sentai. Após alguns episódios temos a entrada de Ninjaman (dublado por Kazuki Yao), um cara esquentadinho e engraçado, que surge para ajudar aos Kakuranger. Também surge o Príncipe Junior/Gashadokuro (interpretado por Kenichi Endo), que é o filho de Daimaou, para ajudar aos vilões; mas ele não tem muito peso na trama e logo some. Ah! Tenho que falar sobre o visual de Daimaou. Acho que ele não assustaria muitas pessoas, nem mesmo criancinhas. Ele tem um visual bem parecido com vilões de filmes de aventura dos anos 80. Quem possui o visual muito mais assustador é o de Yama-Uba, uma youkai que surge nos últimos 3 episódios. Os robôs da série são bonitos e eficientes.

O interessante de Kakuranger é que todos os youkais que surgem na trama como vilões são inspirados em lendas japonesas que existem mesmo. Outro grande destaque é a música de abertura da série, “Secret Kakuranger”, interpretada por Tu Chee Chen. Duvido alguém conseguir ouvir a música até o final sem tentar cantar ao menos um pedacinho dela!

Então, eu recomendo com toda certeza que vocês assistam ao Esquadrão Ninja Kakuranger, pois é uma série leve, divertida e gostosa de acompanhar. Com certeza absoluta, se o Esquadrão Shuriken Ninninger tivesse aprendido um pouco com os Kakuranger e os Hurricaneger, iriam saber que era melhor eles terem ficado escondido dos olhos das pessoas lutando contra o mal, do que aparecer para as pessoas como eles apareceram. Aqui mesmo no Tokushare nós temos a série completa. (http://www.tokushare.com.br/seriadoHistorias/view/80).

Um grande abraço.

tuninhochan
Um eterno fã de Tokusatsus!
Comentários
tuninhochan - 24/08/2018 15:08:51
Realmente Kakuranger é um bom sentai!
Denuncia
Asami_Tatsuya - 26/06/2018 16:06:05
Um dos melhores que já vi, Mesmo sendo bizarro e tal, tem uma ótima trama, trilha sonora épica, e deixa um gostinho de quero mais.
Denuncia
Asandro - 02/04/2018 18:04:28
Foi o melhor Sentai que assisti. Ótima trilha sonora e vários momentos de climax. Os personagens são bem carismaticos e as cenas de batalha são bem legais.
Denuncia
tuninhochan - 19/03/2018 18:03:24
Não sei como a imagem trocou! Alteração realizada com sucesso! Rss. P.S: É uma merda ter essa mania de cronologia certinha, né?!!
Denuncia
Ovomaltino - 19/03/2018 13:03:05
Ainda vou ver esse kakuranger um dia (sofro do mesíssimo problema de continuidade que você, Tuninho - até pior). Mas... A capa da matéria tá errada, rapaz! Tá o Exceedraft aí! :P
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!
Participem do nosso grupo no face, acessem: TokuShare