Tokushare > Notícia > Valores Tokusatsu > Por quê é tão Difícil Aceitar os Gostos e Opiniões Alheias?

Por quê é tão Difícil Aceitar os Gostos e Opiniões Alheias?

Por tuninhochan

Olá, Tokufãs! Como estão?

Não é de hoje que tenho visto em vários grupos que participo, seja em Facebook ou WhatsApp, ou até mesmo no bate-papo informal do dia-a-dia que vejo discussões ou brigas tolas devido a discordância de opiniões. Ultimamente, parece que isso está ficando mais e mais intenso, especialmente na internet. Parei para pensar no porquê de isso ocorrer e pensei em algumas possibilidades. Pela primeira vez postarei o mesmo texto aqui e no blog da Confr4ria (http://aconfr4ria.blogspot.com.br/), pois o assunto é pertinente para ambos os lugares.

A primeira coisa que me veio na cabeça na hora foi “egoísmo”. Pesquisando no dicionário, o Pai dos Burros nos informa que egoísmo é “amor exagerado aos próprios interesses a despeito dos de outrem; exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo; orgulho, presunção; ét no kantismo, submissão do dever ao interesse particular, em detrimento da obediência à lei moral; ét no nietzchianismo, sentimento restrito a homem nobre e incomum, capaz de compreender o mundo do ponto de vista exclusivo de seu próprio interesse; psic atitude ética ou social que parte do princípio de que o fundamento de todo pensamento ou ação é a defesa dos próprios interesses”.

                          

E é bem isso mesmo. O ser humano é egoísta por natureza. Algumas pessoas são mais abertas para aceitar a opinião alheia (confesso que tenho trabalhado muito isso em mim mesmo de uns tempos para cá). A verdade é que não podemos forçar ninguém a ter as mesmas opiniões e gostos que nós temos, afinal de contas, cada pessoa é uma pessoa e ninguém é igual a ninguém. Não é porque eu gosto da cor azul que todo mundo é obrigado a gostar da cor azul também.

No mundo dos Tokusatsus vemos algumas rusgas imbecis que perduram por tempos, como: “viúvas da Manchete”, “viúvas do Black”, “anti-Power Rangers”, “inimigos dos novos Tokusatsus”, entre tantas baboseiras. Eu mesmo já tive algumas atitudes idiotas nestes quesitos que citei, mas parei para refletir e após algumas discussões tolas (muitas vezes com grandes amigos por algo tão pequeno) que me peguei pensando: “Opa! As coisas não são muito bem por aí. Sou capaz de perder uma amizade por algo tão insignificante? ”.

        

Cada pessoa é tocada por uma obra de maneira diferente do que outra, por isso as opiniões são diversas e ricas. A discussão saudável de um tema é bacana e muitas vezes pode agregar novas informações ou despertar a curiosidade para se conhecer algo que ainda é inédito para você. Eu, por exemplo, não acho Kamen Rider Black isso tudo que falam, mas muitas pessoas acham. Por isso elas estão erradas e eu certo, ou vice-e-versa? Obviamente que não! Às vezes para determinada pessoa o herói marcou por ser o primeiro Kamen Rider que tiveram contato, ou porque acharam a história fenomenal, etc. Acho Kamen Rider V3 e Kamen Rider Stronger superiores a Black dos Riders da Era Showa, mas isso é um gosto pessoal meu, uma opinião minha. Não posso querer que isso seja uma verdade absoluta para ninguém, da mesma forma que ninguém pode querer mudar meu ponto de vista, minha opinião.

Às vezes, nem mesmo os fatos bastam para convencer determinados fãs, alguns os desconsideram e não aceitam, mas como falei anteriormente, não tem como forçar alguém a pensar como a gente. O que falta é deixarmos de ser tão egoístas e orgulhosos, parar de querer impor nosso gosto pessoal acima da opinião dos outros. Aí sim, passaremos a ter conversas sadias, trocas de informações e o meio nerd só se fortalecerá com isso, ao invés de ficar dividido com birras bobas e grupos que defendem lado A ou lado B.

            

E isto não ocorre apenas no meio Tokusatsu. Ocorre em todo e qualquer lugar que tenha fãs, pois como bem disse uma vez Emilio Surita do programa Pânico, fã vem de fanático. A conversa pode ser quadrinhos, músicas, programas, filmes, séries, desenhos, animes, mangás, jogos, seja o que for, sempre haverá alguém tentando impor ou mexer com alguém que tenha o gosto diferente do seu. Onde fica o respeito ao outro no meio disso tudo?

Mas, por que será que é tão difícil assim respeitar os outros? Será que uma pessoa gostar, por exemplo, mais do Coringa interpretado por Heath Ledger diminui o desempenho de Jack Nicholson ou Cesar Romero nas produções anteriores do Homem-Morcego? Será que uma pessoa que só assiste aos tokusatsus da época da Manchete deve ser massacrada por não se interessar por tokusatsus mais antigos ou os mais recentes? Será que alguém que curta mais Os Simpsons do que Family Guy deve ser criticado? A pessoa ser fã do Superman e não curtir o Batman é algum tipo de crime? Gostar da Marvel mais do que a DC é ruim? Alguém que curta música romântica mais do que sertanejo? Sei lá! As possibilidades são infinitas, assim como as opiniões e os gostos alheios. Imaginem só se todos gostassem das mesmas coisas como seria o mundo? Todo mundo igual, feito robôs. A diversidade é boa e saudável! As discussões inteligentes são bem-vindas sempre. A única coisa que eu não tolero é a pessoa criticar e falar mal de algo que nunca assistiu. Isso eu não aceito. Uma pessoa vir e reclamar, falar mal, comentar que Game of Thrones seja ruim, por exemplo, sem nunca ter assistido a um único episódio ou apenas tirar conclusões por poucos episódios, acho sem fundamento nenhum. Agora, se a pessoa assistiu a episódios e não gostou, isso é direito dela. Ela irá expor porque não gostou, eu exponho porque eu gosto e ponto final. Sem brigas, sem discussões, sem um tentar empurrar sua opinião no outro.

             

Os que se acham especialistas também contribuem e muito para que as brigas e o desrespeito imperem entre os fãs. Criar posts, textos ou imagens apenas para atacar alguém e colocar a boa e velha lenha na fogueira não ajuda em nada, ao contrário, só aumenta a distância entre os fãs, ao invés de uni-los. É uma pena que tenham tantas pessoas com esse tipo de atitude, com posturas arrogantes e se achando superiores a tudo e todos. Apenas a opinião deles é a que conta e vale. Eu não acredito nisso e repudio pessoas que agem desta forma.

Enfim, para não ficar um texto muito gigante, resumo que todas as pessoas são diferentes umas das outras, os gostos e opiniões de cada um devem sempre ser respeitadas. Conversemos numa boa, cada um aponte seu ponto de vista se quiser, mas respeite sempre o gosto do outro. Não tentem impor seus gostos pessoais nos outros, não briguem por bobeiras e não caia em cima da pessoa com trocentos tipos de palavrões diferentes apenas porque ela não concorda com seu ponto de vista. Vamos fortalecer o meio nerd e não dividi-lo ainda mais, afinal de contas, o que vale é a diversão que essas produções nos proporcionam, sejam elas quais forem.

              

Um grande abraço!

tuninhochan
Um eterno fã de Tokusatsus!
Comentários
moisa2244 - 20/02/2019 14:02:49
concordo com vc... mas infelizmente tem ate canal no yotube despejando merda,tem um cara ai que mora na espanha,nao perde a chance de falar mal de tokusatsu antigos
Denuncia
tuninhochan - 25/05/2016 10:05:39
Se houver um mínimo de respeito aos gostos alheios, porque ninguém pensa igual, todos se darão bem e trocarão ideia e informações importantes! Um grande abraço!
Denuncia
Bipinkbunny - 28/04/2016 10:04:13
Essas coisas são tensas... é que nem eu e minha opinião sobre o GOKAI SILVER! Eu adorei ele... MUITO! deve ter sido meu 2º preferido no GOKAIGER... mas a quantidade de gente insultando ele pela internet é de desanimar um sobre o personagem! As pessoas falam que a atuação dele foi horrorosa.... que ele foi SUPER irritante e blablabla, que o AKIBA RED humilha ele. Eu não achei nada disso XDD Essa personalidade dele apelou mais comigo do que o akiba red! MAS quando a gente vê muito da opinião negativa de alguém sobre algum personagem ou série que não conhecemos direito, a tendencia é a pessoa ficar cismada com o personagem/série e até bloquear uma possível opinião pessoal ou se deixar influenciar...PQ Já que a maioria pensa ser ruim, então não seria verdade?? pelo sim pelo não a pessoa meio que acredita que sim... Ou acaba sentindo um idiota por gostar de uma coisa que todos discordam de vc...
Denuncia
lcfritz - 27/04/2016 17:04:24
Cara, eu acho assim: todos os tokusatsus são bons, algum são mais infantis, outros mais adultos, alguns são bem feitos, outros mal feitos, mas cara, sempre vai ter alguém que vai gostar de certos tokusatsus.... é gosto, e isso não se discute.... mas tem sempre um pastel que nunca assistiu, mas porque viu alguma pessoa falar mal, aí mete o malho e passa a odiar... sem nem mesmo ter dado chance ao seriado... um recado ás pessoas egoístas: caramba, as pessoas são muito influenciadas, pessoal, passem a odiar menos, e passem a dar chance à um tokusatsu, assista antes de denegrir... pois assim você estará dando a sua real opnião....
Denuncia
tuninhochan - 01/03/2016 13:03:12
Disse tudo, Hideki Goh!
Denuncia
Hideki Goh - 24/01/2016 17:01:59
Excelente post! O meio virtual anda hostil e não é de hoje. As pessoas precisam (re)aprender a viver em uma sociedade com pluralidade de idéias e gostos.
Denuncia
tuninhochan - 20/01/2016 13:01:16
Isso mesmo, Rodrigo! É algo tão simples: respeitar a opinião e gosto alheio. É tão complicado isso?
Denuncia
rodrigo nobre - 14/01/2016 19:01:11
Essa semana vi um post no qual a pessoa apontava o que não gostava , pois tem todo direito pra isso pois acho eu que o grupo é de discussões de tokusatsus. No entanto como sempre já apareceram aqueles que se julgam acima de todos pra tentar denegrir o sujeito com adjetivos que muitos já até sabem do que se trata! Agora me pergunto, o que leva um sujeito maior de idade , que se julga adulto tentar denegrir alguém via internet afim de apenas deixar seu ego nas alturas! Chega dessas besteiras, será possível que ninguém sabe que ofensas via internet não é algo tão vago, que se a pessoa se sentir acuada ela pode procurar ajuda com advogados ! Então antes de tentar denegrir alguém via internet é bom pensarem, discutir sobre tal assunto respeitando as opiniões tudo bem mais fora disso a coisa já fica diferente, nunca vou esquecer o que uns indivíduas fizeram com uma moça em grupo a algum tempo! No mais é isso , e outra coisa por isso que a maioria dos grupos estão perdendo membros pois enquanto pessoas de nível assim com a mentalidade infantil existirem fica difícil postar algo ou até debater! Valeu !
Denuncia
tuninhochan - 07/01/2016 09:01:45
Valeu, pessoal! No dia em que aprendermos a respeitar o gosto de todos e opiniões alheias, talvez teremos não só discussões mais sadias e uma tokunet mais tranquila, mas também um mundo melhor. Abraços!
Denuncia
Boanerges - 03/01/2016 21:01:06
Respeito quando nós conseguirmos respeitar uns aos outros o mundo melhora com certeza, eu já perdi muito tempo em discussões como Super Sentai vs Power Rangers e Tokusatsu vs versões americanas hoje não mais, continuo preferindo o original japonês mas respeito muito os fãs de versões americanas, claro a brincadeira sempre que saudável é bem vinda mas sem agressões e sim com união precisamos uns dos outros para sermos fortes, apesar de ser geração Manchete com muito orgulho gosto de Tokusatsus de todas as épocas desde os anos 50 até 2016, agora com Animes eu tenho um pouco desse problema até poucos anos atrás só conseguia ver Animes dos anos 90 para trás hoje estou trabalhando melhor isso e já gosto de várias produções dos anos 2000, é isso galera respeito e união é base de tudo, Feliz 20016 para todos os Tokufãs.
Denuncia
cerbdante - 03/01/2016 00:01:54
Estou lendo essa noticia em 2016. acho que no mundo que vivemos hoje as pessoas estão esquecendo os valores bons da vida, estão criando um tipo de egoísmo que apenas o que está rodeado a volta delas é bom e para manter isso elas acabam passando por ideais de outras pessoas. Devemos respeitar e honrar até mesmo o que aprendemos em tokusatsus independente da época, dar valor as amizades, família e correr atrás dos nossos sonhos sem ferir outras pessoas, cada um respeitando um ao outro. abraço a todos.
Denuncia
pierrot - 19/12/2015 22:12:44
Sábias palavrasa meu caro. Hoje isso se intensificou e o grande campo de batalha que presenciamos hoje em dia é no meio virtual e a munição são as opiniões. Seja qual for o assunto, aliado a conveniencia de ,talvez, estar protegido pelo outro lado da tela, há aqueles que não se seguram e descarregam uma torrente de agressividade quando está na web. É muito desagradável e isso pode ser por n motivos tanto por auto afirmação como por zoeira. Devemos ser frios quanto a isso.
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!
Participem do nosso grupo no face, acessem: TokuShare