Tokushare > Notícia > Análise > Série - Esquadrão Shuriken Ninninger: O Novo Zyuranger!

Série - Esquadrão Shuriken Ninninger: O Novo Zyuranger!

Por tuninhochan

Esquadrão Shuriken Ninninger!! 39ª série da franquia Super Sentai produzida pela Toei Company e que foi ao ar em 2015 pela TV Asahi! Terceiro sentai com a temática ninja!! Este humilde ser que vos escreve idolatra temáticas ninjas! Imaginem o quanto fiquei empolgado e ansioso com este novo sentai! Os primeiros 2 ou 3 episódios confirmaram minha empolgação e a série prometia! Sim, prometia.... mas, não passou disso. Levei mais um banho de água gelada, como na vez em que assisti ao Esquadrão Dinossauro Zyuranger, sentai que eu esperava demais e me decepcionou ao extremo... Bom, melhor irmos por partes para justificar o que escrevi na introdução deste texto.

    

Há 444 anos atrás houve uma guerra entre o clã Igasaki e o Senhor da Guerra Kibaoni e seus Youkais, que pretendiam dominar a Terra. Após uma batalha intensa, Yoshitataka Igakasaki (Takashi Sasano), conhecido como Last Ninja (Último Ninja), conseguiu selar Kibaoni e derrotar seu exército. Nos dias atuais, os Youkais de Kibaoni ressurgem e pretendem reviver seu líder e dominar a Terra. Cabe agora aos netos do Last Ninja impedirem mais uma investida contra a Terra, e ainda, um deles tentar ocupar o lugar e o título de Last Ninja, transformando-se no Esquadrão Shuriken Ninninger.

          

Apresentada a história, vamos aos pontos positivos e negativos da história. De positivo temos os uniformes dos Ninningers, que eu gostei bastante. De todo o elenco, 3 vilões merecem destaque: Raizo Gabi, Mangetsu Kibaoni e Kyuemon Izayoi. Gabi (voz de Kenji Matsuda) era um vilão que amava duelos e desafios. Sentia extrema satisfação em apenas estar no campo de batalha, mas infelizmente foi muito mal utilizado. Mangetsu (voz de Ryōtarō Okiayu) era filho de Kibaoni e entrou já na reta final da série, infelizmente também. Era muito poderoso e sentia o “fedor” dos ninjas de longe. Teve bons duelos com os Ninninger. Agora, o melhor personagem de Ninninger, sem dúvidas, foi Kyuemon (voz de Megumi Han). Personagem misterioso, sombrio e que nos deixava em dúvida durante toda a série de suas reais intenções. Teve uma boa surpresa no final e foi essencial para o desfecho da trama.

        

Agora o que não agradou.... nossa.... por onde começar? Talvez pelo excesso de infantilidade. Todos nós já temos uma noção que Super Sentai sempre foi uma franquia mais infantil comparada com outras franquias e que ultimamente, a cada novo sentai, o humor fica maior e maior, mas desta vez a Toei exagerou. Se no Esquadrão do Trem Expresso ToQger o humor não me incomodava, em Ninninger me irritava. E me irritava profundamente. Parece que a ação aqui era deixada de lado e o humor infantilóide teve muito mais força. Os bordões forçados e repetidos à exaustão do Takaharu/Aka Ninger (Shunsuke Nishikawa) e Yakumo "Cloud" Kato/Ao Ninger (Gaku Matsumoto) davam nos nervos. Dos integrantes do esquadrão ninja, o único que realmente vale a pena ressaltar foi Kasumi Momochi/Momo Ninger, interpretada pela lindíssima Kasumi Yamaya. Ela era a líder dos Ninningers e a mais inteligente também. O restante, não vale nem a menção, pois estavam ali apenas para completar o time mesmo.

     

O robô e os “gattais”.... o quê dizer deles também? Caem no mesmo problema citado no parágrafo anterior. A cada novo sentai os robôs ficam mais quadrados, mais brutos, menos funcionais e com um milhão de “gattais”. Achei todos os Otomonin (robôs) feios e esquisitos.

               

Apesar de falar bem dos 3 vilões um pouco acima nesse texto, preciso reconhecer que o restante dos vilões não representava realmente uma ameaça à Terra, pois a maioria era atrapalhada ou meio debilóides. Os monstros da semana eram bem fraquinhos.

                     

As aparições de outros heróis de outros sentais, como o Ninja Red do Esquadrão Ninja Kakuranger, Hurricane Red juntamente com Shurikenger do Esquadrão Ninjas do Vento Hurricaneger, Magi Yellow do Esquadrão Mágico Magiranger e até mesmo Jiraiya, da franquia Metal Hero e da série Jiraiya, o Incrível Ninja, fizeram participações completamente e totalmente dispensáveis a ponto de causar vergonha alheia. Uma pena, pois os atores originais voltaram para reprisar seus respectivos papéis e poderiam ter sido melhor aproveitados. A participação do Magi Yellow então, acredito que foi a pior de todas.

         

Para fechar, algo que tem virado rotina nos sentais: séries medianas ou fracas e que possuem reta final excelente. Isso que me causou mais desapontamento. Ninninger foi ruim, muito ruim mesmo de acompanhar. Em determinado momento parei de assistir, deixei acumular vários episódios e para retomar foi um sacrifício, mas o fiz porque amo Tokusatsus e quero assistir à todos. Ninninger foi horroroso de acompanhar, mas seus últimos 4 episódios (mais precisamente os últimos 3) foram espetaculares. Se tivesse essa pegada desde o começo, Ninninger tinha tudo para ser um senhor sentai! Aí vem a revolta! Porque não fazer a série toda no mesmo ritmo? Porque deixar para fazer algo que presta apenas nos últimos episódios? Preguiça dos roteiristas? Porque acho que apenas crianças de 3 a 5 anos devem ter curtido a série (claro, que toda regra tem sua exceção).

   

Como o texto já está muito longo, vou concluir por aqui: para mim, Ninninger foi o pior sentai, quiçá um dos piores tokusatsus que assisti até o momento! Foi uma série cansativa, tola e irritante. Para aqueles, que como eu, querem assistir a tudo no meio tokusatsu, vale a pena conferir, mas para os que querem ver algo de qualidade, com uma história decente e envolvente, pule direto para o sentai de comemoração dos 40 anos da franquia Super Sentai: Esquadrão Animal Zyuohger! Também assistam para tirar suas próprias conclusões, pois cada um tem um gosto e opinião diferente do outro. O que é muito bom para uns, pode ser muito ruim para outros, e vice e versa. Temos a série completa aqui no Tokushare (http://tokushare.com.br/seriadoHistorias/view/534).

Um grande abraço!

P.S: Ah!! A música de abertura, “Saa Ike! Ninninger!”, interpretada por Yohei Onishi é muito boa!!! Ao menos algo para salvar nisso tudo....

tuninhochan
Um eterno fã de Tokusatsus!
Comentários
tuninhochan - 02/08/2016 21:08:03
Escreveu muito bem, Bipinkbunny! Ovomaltino, preciso me aprofundar mais nos anos 90! Estou vendo Kakuranger ainda, mas logo falarei destes sentais! Kikaider está na minha mira! Rss
Denuncia
naruto - 11/06/2016 11:06:40
To tentando baixar o episódio 34 com a participação do jiraya mas não roda de pois que baixa
Denuncia
Ovomaltino - 30/05/2016 23:05:28
Aliás, tuninho... qual é considerado o "patinho feio" dos Sentais nos anos 2000? E considere fazer um review de Kikaider e kikaider 01 mais pra frente. ;)
Denuncia
Bipinkbunny - 26/05/2016 01:05:17
Uhmmm.... eu não odiei ninninger, bem pelo contrario, eu gostei bem mais do que eu esperava por todos esses comentários negativos que eu vejo XD (só comentando pq eu devo ser a unica que gostou deles por aqui lol )... gostei bemm mais que zyuranger sem dúvidas nenhuma.............Não foi perfeita e já li muitos textos apontando os pontos negativos da série e concordo com eles todos.... mas eu me diverti com eles mesmo assim e consegui gostar um pouco de todo mundo XD (e eu nem era assim grande fan desse conceito sobre ninjas...) eu acho que é bem uma questão de gostos XD ninninger pode ser uma série decepcionante em muitos aspectos mas não é uma série ruim de se atirar no fogo.
Denuncia
tuninhochan - 25/05/2016 10:05:10
Maginbruno, tb amo tokusatsus, mas nem por isso não podemos achar uma série mais fraca ou melhor do que outra. Infelizmente Ninninger está entre os piores tokusatsus que já assisti. Valeu, Dan555! Caio, achava a Rosa mais linda do que a Branca! Ovomaltino... Supla.... kkkkkkkkkk!
Denuncia
Ovomaltino - 16/05/2016 16:05:46
O lance é que em todas as décadas tivemos aquele Sentai que representava uma certa ruindade no gênero: nos anos 80 tinha o Goggle V, nos 90 pelo jeito era o Zyuranger (e muita gente detesta Fiveman; eu particularmente vi os primeiros episódios - tudo o que foi legendado pelos fansubs daqui, o que deve ser algo até o episódio 12, mais ou menos - e não achei soberbo, mas até tranquilo) e nos anos 2000 eu não vou opinar pois não assisti nada dessa década - e nos anos 70 acho mei "cafe com leite", por isso não incluí. Então temos que esperar mais uns 3 anos pra ver se alguma outra série vai conseguir ser pior que Ninnninger (espero que não). E eu me esqueci de falar do Blue dessa série, que fica pagando se Supla durante a série inteira!! :P
Denuncia
Caio Doubutsu - 24/03/2016 17:03:57
Bom,pelo menos Ninninger foi a segunda série que a White era mais bonita que a Pink(Vide Changeman)
Denuncia
DAN555 - 12/03/2016 22:03:11
Realmente, foi um sacrifício assistir a esse sentai, deixei acumular vários episódios pra assistir de uma vez, e mesmo assim comecei e pulei alguns, pois me dava nos nervos o Takaharu e o Yakumo, pra mim foram os piores integrantes dos super sentais. Bem, de bom mesmo só os três últimos episódios mesmo..... concluindo....... Concordo em tudo com tuninhochan.... Valeu abraços.... Dan 555
Denuncia
maginbruno - 11/03/2016 12:03:12
tuninhochan, eu gosto de sentai, nao importa. curti como curto todos... viva cultura japonesa.
Denuncia
tuninhochan - 09/03/2016 11:03:36
Valeu, galera! Acho que vai ser meio difícil encontrar alguém que tenha curtido Ninninger.... mas, vai saber também... Ovomaltino, tu é uma figura! Rsss!
Denuncia
Ovomaltino - 08/03/2016 20:03:27
Pois é, e depois dessa fica embaçado pros paga-paus do meio Tokusatsu que ficam tentando induzir os demais fãs do gẽnero pessoal a abrir as pernas pra tudo recomendar essa série. A verdade é que fui ver só mesmo o episódio em que aparece o Jiraiya (foi um só, né?) e no resultado geral achei mais fraco que café de orfanato! O encerramento é um vergonhoso "segura o tchan ninpô", e aquele dourado curte muquear a mangaba, que eu tô ligado. As integrantes femininas eu achei feinhas, tuninho. E tocando na tua ferida nem se comparam com à Kanako Maeda/Pink Mask quando esta estava no auge, por exemplo (tudo bem que hoje deve estar uma velha irritante, mas enfim....).
Denuncia
rodrigo nobre - 04/03/2016 18:03:51
Ótima análise, mais só acho que não é um novo Zyuranger nenhuma série anterior atinge o grau de de ruindade que Ninninger apresentou, grande parte do que penso você apresentou no texto! Eu só espero que Zyuohger não faça feio, pois desde Gobuster a franquia vem decaindo demais!!
Denuncia
fabusaline - 04/03/2016 12:03:38
Concordo com quase tudo que tu escreveu, parabéns pela matéria, ficou muito boa. O que eu gostei muito foi as transformações, achei muito legal. Parabéns, continue nos trazendo boas análises. Faca uma sobre Zyuohger, só dos 3 episódios, que eu estou gostando muito, mas gostaria de saber tua opinião.
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!
Participem do nosso grupo no face, acessem: TokuShare