Tokushare > Notícia > Análise > Série - Esquadrão Super Feras Liveman: Um Sentai dos Vilões

Série - Esquadrão Super Feras Liveman: Um Sentai dos Vilões

Por tuninhochan

O quê dizer deste super sentai? Assisti há pouco tempo este fabuloso sentai e posso lhes afirmar: é um dos melhores que eu já assisti. Foi ao ar pela primeira vez no Japão em 1988 e durou até 1989, sendo a 12ª série da franquia Super Sentai produzida pela Toei Company e transmitida pela Tv Asahi. A série teve 49 episódios.

Três estudantes de uma academia de estudantes brilhantes traem seus amigos, matam dois na fuga e unem-se ao Império Volt, que quer reunir os maiores gênios do universo com o objetivo de dominar e destruir a Terra. Cabe à Yusuke Amamiya (Daisuke Shima), Jou Ouhara (Kazuhiko Nishimura) e Megumi Misaki (a lindíssima Megumi Mori) usarem a tecnologia que eles desenvolveram e transformarem-se no Esquadrão Super Feras Liveman, contando com a ajuda da simpática robôzinha Colon (que nome, não?!).

          

Há muita ação na série, doses parcas de humor, muita carga dramática, um certo suspense, boa trilha sonora, boas coreografias e vilões pra pessoa nenhuma colocar defeito!

Liveman conta uma história de traição entre amigos, e nada dói mais do que uma traição vindo de pessoas íntimas e das quais você confia. O Sr. Bias é um vilão espetacular e extremamente manipulador fazendo de tudo para alcançar seus objetivos. O trio de heróis são muito bons, eu gostei particularmente do Jou/Yellow Lion interpretado por Kazuhiko Nishimura. Os vilões também são um show à parte. Dr. Kemp (o cara que nasceu pra interpretar vilões, Kazuhisa Hirose), Dra. Mazenda (Akiko Kurusu) e o Dr. Ashura (Yoshinori Okamoto) são demais, especialmente o Dr. Ashura que foi o que eu mais curti. Dr. Obular (Toru Sakai) é de extrema importância pra trama e para sua conclusão também. Dr. Bias, o grande vilão da série, é interpretado por Jouji Nakata, que foi o Kaura de Flashman. Ele está bem diferente aqui no visual, mas faz um vilão odioso.

                    

Após algum tempo temos a adição de mais dois integrantes. Li em algum grupo que eles não contribuíram em nada e que nem era preciso a entrada de ambos. Estava vendo o segundo ou terceiro episódio com eles e não concordei, mas ao fim dos 49 episódios, sou obrigado a concordar. A inclusão de Tetsuya/Black Bison (Masaaki Yamaguchi) e Junichi/Green Sai (Shinobu Komoto) não acrescentou em nada ao nosso grupo de heróis e à trama. Suas participações são tediosas, Tetsuya quase não fala ou aparece e Junichi é muito chatinho. Adições totalmente dispensáveis. A Bimotion Buster, que era composta por armas dos três heróis, não sofreu nenhuma alteração com a entrada desses dois heróis, e era de se esperar que houvesse alguma modificação.

Liveman mostra a evolução dos vilões, ao contrário de outras séries de Tokusatsus. É diferente e muito legal acompanhar o crescimento de Kemp, Mazenda, Obular e Ashura. Outro destaque pra mim é Guardnoid Gash. Me parece uma espécie de robô. Por ironia no último episódio é quem demonstra ter mais sentimentos e preocupação com Senhor Bias. É interessante ver como os vilões se desfazem tão facilmente de sua humanidade para tornarem-se gênios renomados do mal, onde a humanidade é vista com um elo fraco a ser eliminado.

                     

Ah!!! A atriz Megumi Mori que interpreta Megumi/Blue Dolphin é uma das atrizes japonesas mais bonitas que eu já vi!

Resumindo mais ainda então: Liveman é nota 10! Vejam e não irão se arrepender! A série fez grande sucesso na França também, onde foi batizada de Bioman 3. Aqui mesmo no Tokushare nós temos a série completinha! (http://www.tokushare.com.br/seriadoHistorias/view/66)

Um grande abraço!

tuninhochan
Um eterno fã de Tokusatsus!
Comentários
tuninhochan - 24/07/2017 09:07:37
Assim que chegar a vez dela na fila cronológica, rideramazon! Rss. Vou começar Faiz ainda.... diria que ainda vai demorar um pouco. Um grande abraço!
Denuncia
rideramazon - 09/07/2017 12:07:29
tuninhochan faz uma analise da serie Kamen rider blade por favor.rs
Denuncia
tuninhochan - 28/06/2017 13:06:55
Boa, Ovomaltino!
Denuncia
Ovomaltino - 24/04/2017 01:04:30
Faz um do Changérion quando esta acabar de ser legendada (série hiper-legal, por sinal) que eu compartilho até nas redes de serviço... :P
Denuncia
tuninhochan - 23/04/2017 10:04:52
Valeu, RhazUhl!!! E o Kazuhisa Hirose é o Sr. Vilão sim!!! Rss. Ovomaltino, assine o canal e compartilhe os vídeos em suas redes sociais!!! Rsss.
Denuncia
Ovomaltino - 20/04/2017 02:04:13
Vou quando eu quero. :P Ah, esqueci de ressaltar que a ídolo pet Megumi Mori interpretara anos antes de Liveman uma personagem no Dorama de 1985 Chikyoudai (ou "Stepsisters", na versão do fansub Grown Up In Spandex). Aí ela faz a irmã caçula da menina que foi trocada quando bebê (esqueci o nome da personagem), pelo casal de pescadores (e perdão pelo pequeno spoiler). Essa série é tipo uma "novelinha", mas tem sido bem interessante (a G.U.I.S. já traduziu para o inglês até o 3° episódio, de um total de 28) . E voltando ao Liveman, e pensar que vi o baguio pela 1ª vez no final dos anos 80, tudo em japonês e locando de uma locadora que disponibilizava fitas gravadas direto das transmissões de Tv japonesas.
Denuncia
RhazUhl - 19/04/2017 23:04:55
Concordo plenamente. Liveman é muito bom. Enquanto assistia a série, tive a sensação de um retorno à infância, pois foi a mesma emoção de quando assistia Changeman e Flashman na Manchete. Juro que se não fosse a sua coluna, eu morreria sem saber que o Dr Bias era o Kaura. Só discordo quando você diz que o Kazuhisa Hirose nasceu pra interpretar vilões. Tudo bem que o cara foi o Vandar, o Imperador Tranza e tantos outros, mas quem nasceu pra ser vilão é realmente o Yoshinori Okamoto. Além do Dr Ashura, o cara foi o Caçador Espacial Silver (Bioman), Bubba (Changeman), Galdan (Flashman) e Oyubo (Maskman). Ou seja, atuou em cinco séries sentai em sequência. O cara era o pesadelo de qualquer criança da época. A única coisa que eu mudaria um pouco em Liveman é o episódio final, que achei que deixou um pouco a desejar, mas de resto, realmente é um sentai espetacular, que deixou saudades.
Denuncia
tuninhochan - 19/04/2017 15:04:20
Rss! Vê lá e assina logo o canal, Ovomaltino!
Denuncia
Ovomaltino - 19/04/2017 02:04:49
Vou ver o V3 na AACD então (péssima piada). E teve sorte de eu não ter pedido o Changeman também. :P Vou ver teus vídeos aí, pra ver se presta.
Denuncia
tuninhochan - 18/04/2017 20:04:31
Rsss!!! Valeu, Ovamaltino! Jaspion está lá no fim da fila aguardando os tokus inéditos por aqui acabarem de serem assistidos por mim! Rss. V3 é excepcional!!! Ah!! Você já viu a série de vídeos do Canal do Tuninho?? Olha aí o link: http://tokushare.com.br/noticias/index/1157! Um grande abraço!
Denuncia
Ovomaltino - 18/04/2017 03:04:49
Que bom que voltou (e cadê o Jaspion? :P )! Sim, Liveman é do balacobaco. Acho a Megumi Mori a cara de um Akita Inu bebê (Gin?), mas dá pra encarar de boa. :P E muito, mas muito em breve verei o Kamen Rider V3 inteiro, pra ver se compartilho de sua opinião. Abraço.
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!