Tokushare > Notícia > Análise > Filmes - Detetive Espacial Gavan vs. Esquadrão de Investigação Dekaranger – Finalmente a Toei faz um Bom Filme com Direito a Um Futuro Promissor!

Filmes - Detetive Espacial Gavan vs. Esquadrão de Investigação Dekaranger – Finalmente a Toei faz um Bom Filme com Direito a Um Futuro Promissor!

Por tuninhochan

Sou um eterno apaixonado por Tokusatsus e essa paixão começou lá na década de 80 quando vi pela primeira vez na finada Rede Manchete a estreia de O Fantástico Jaspion e do Esquadrão Relâmpago Changeman num programa infantil exibido pela Angélica. Na época a loira anunciou a estreia de dois novos desenhos, e qual não foi minha surpresa ao ver que eram heróis japoneses combatendo as forças do mal. Pronto. Começou ali minha paixão que permanece firme e forte até hoje pelos heróis nipônicos. Claro, que eu, como muitos outros tokufãs, fiquei empolgado quando a Toei Company anunciou o filme do Detetive Espacial Gavan vs. Esquadrão de Investigação Dekaranger para 2017, pois teríamos MacGaren como vilão do filme, o eterno nêmesis de O Fantástico Jaspion, além de Benikiba, uma das vilãs de Jiraiya, o Incrível Ninja! Simplesmente as minhas duas séries preferidas dentro da franquia que eu mais gosto do universo Tokusatsu: os Metal Heores!

         

Claro que também fiquei com o pé atrás com o filme, pois a Toei Company é mestre em fazer filmes com roteiros fracos, sem nenhum compromisso com continuidade entre seus filmes e suas séries, e geralmente seus crossovers seguem a linha dos crossovers clássicos: muita ação desenfreada e roteiro extremamente fraco. Além disso, tinha receio da nostalgia e do “fan service” falar mais alto do que uma boa trama. Eis que, a Toei Company e o excelente diretor Koichi Sakamoto, vieram e desfizeram todos os meus receios apresentando um filme empolgante e com um grande projeto ambicioso: transformar os heróis da Toei Company numa franquia no melhor estilo Vingadores da Marvel! Sim, amiguinhos, os planos da tia Toei é ter seu próprio time, ou melhor, exército de heróis integrados e lutando lado a lado.

        

A trama do filme mostra que a Polícia Intergaláctica está investigando e tentando acabar com a mais nova ameaça do universo: uma organização criminosa chamada Mundo de Genmakuu, que pretende construir uma arma de destruição em massa, e para isso, envia MacGaren (ou Mad Gallant, dublado por Junichi Haruta o MacGaren original de O Fantástico Jaspion) e Benikiba (a linda Mikie Hara) para conseguirem o que for necessário para a construção dessa terrível arma. No encalço deles está Geki Jumonji (Yuma Ishigaki), o Detetive Espacial Gavan, e sua parceira Shelly (Suzuka Morita). Durante uma imprudência de Geki, Shelly é gravemente ferida e nosso Gavan toma uma linda surra de MacGaren. Agora, Geki buscará por vingança e terá que recorrer ao Esquadrão de Investigação Dekaranger para auxiliá-lo em sua investigação e para acabar com os planos do Mundo de Genmakuu.

             

Apesar de algumas viradas bem óbvias na trama, o filme é muito bom, possui ação ótima e coreografias lindas de luta. Existem muitas referências para os tokufãs no filme e bons momentos de suspense e drama. Preciso destacar aqui uma participação mais do que especial de uma lenda viva do meio tokusatsu: Kenji Ohba, o eterno Retsu Ichijouji, o Gavan original, que mais uma vez aparece para salvar a pele de Geki. O cara é demais e continua dando umas belas porradas em quem tiver coragem para encará-lo.

                

Ah, sem querer jogar um balde de água fria em ninguém, mas como já se falava na Tokunet há um bom tempo, a participação do Jaspion no filme é nula e resume-se a meros segundos de tela. Mas, não esqueçamos que este não é um filme do Jaspion, galeinha! Este é um filme do Gavan, dos Dekarangers, e que possui MacGaren como vilão. Não adianta assistir ao filme esperando por Jaspion e Daileon não. Em compensação, temos um MacGaren extremamente forte e uma Benikiba tão forte quanto. A dupla está muito overpower e descendo a lenha pra cima de qualquer um que se atrever a cruzar o caminho de ambos. Eles estão apelões demais!

        

Parece que Geki terá a função que foi de Samuel L. Jackson no universo da Marvel, tendo que reunir uma equipe forte para enfrentar uma ameaça maior, afinal de contas, o Mundo de Genmakuu possui 12 Apóstolos que trabalham para a organização criminosa. Levando em conta que MacGaren é apenas um dos 12, e que Benikiba não seja uma também, ainda teremos 11 inimigos para aparecerem ao longo do que podem ser 3, 4 ou até mais filmes, como o próprio diretor Sakamoto disse em uma entrevista.

    

O final do filme só serve para empolgar ainda mais qualquer tokufã, ainda mais se este tokufã amar a franquia Metal Heroes, assim como eu! O Esquadrão Espacial promete vir para sacudir as estruturas e levar o cinema tokusatsu para outro patamar! Estou torcendo para que isso aconteça e já estou ansioso com os próximos filmes! Que venha o Esquadrão Espacial!!!

Um grande abraço!

tuninhochan
Um eterno fã de Tokusatsus!
Comentários
tuninhochan - 24/08/2018 15:08:36
A Benikiba nova dá 50.000 a 0 na antiga.... kkkkkkkkkk!!!!! O segundo filme logo estará na área para nos deliciarmos! Um grande abraço!
Denuncia
Ovomaltino - 24/07/2017 18:07:23
A Benikiba nova ao menos é bem mais gata que a antiga, que por sua vez era um monstro. E Jaspion ia ser bacana se fosse o original, mas Seiki Kurosaki não volta... E se tiver movies envolvendo outros Metal Heroes que não os Policiais do Espaço acho que só mesmo O Takumi e o Shouhei voltariam para interpretar respectivamente Jiraiya e Jiban. E acho que podem esquecer Metalder nessa (óbvio, por causa do final da série) - nem se fizerem um arquivo FLAC dele!! :P
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!