Tokushare > Notícia > Análise > Série - Sharivan, o Guardião do Espaço: Uma Boa Sequência dos Policiais do Espaço

Série - Sharivan, o Guardião do Espaço: Uma Boa Sequência dos Policiais do Espaço

Por tuninhochan

Os Policiais do Espaço realmente fizeram a cabeça dos japoneses e tiveram muito destaque pelo mundo também. Após o grande sucesso do Detetive Espacial Gaban, a Toei Company tratou de dar sequência aos Policiais do Espaço e no ano seguinte ao término de Gaban surgiu “Sharivan, o Guardião do Espaço”. Produzida pela Toei em 1983, Sharivan teve 51 episódios e foi a segunda série da franquia Metal Hero.

            

Depois que Takeshi Ichijoji é promovido à capitão e deixa a Terra para patrulhar o Universo, cabe à Den Iga proteger nosso planeta e assumir o lugar de Gaban para proteger à todos de uma nova organização criminosa, a Sociedade Secreta Mad (ou Maddou), liderada por Maoh Saiki (ou Maoh Psycho). Ao lado de Lily (interpretada por Yumiko Furaya), sua braço direito, Den Iga pode se transformar no Detetive Espacial Sharivan. Tendo vários equipamentos e armas espaciais, Den fará de tudo para proteger a Terra e restaurar seu planeta natal, o Planeta Iga.

Sharivan é uma boa série, é uma bela sequência de Gaban com os personagens sempre interagindo um com o outro (Gaban com Sharivan), possui bastante ação, bons toques de humor, um leve suspense, bons atores e ótima trilha sonora. A armadura de Sharivan é a mais linda dentre os Policiais do Espaço (apesar que em algumas cenas de close vemos que o peitoral da armadura é meio borrachuda e salpicada com algo que parece com purpurina) e seu golpe final, o “Choque Fatal Sharivan”, é o mais bonito dentre todos os Tokusatsus que assisti até o momento. Mais uma vez as repetições das transformações em todos os episódios não me incomodaram e nem a necessidade de sempre terem que lutar no “Mundo da Alucinação”, onde teoricamente o monstro do dia deveria ter o poder triplicado, mas mesmo assim Sharivan os derrotava sem muitos problemas.

                            

Hiroshi Watari, ator que interpreta Den Iga, é um veterano do universo Tokusatsu. Já foi suit actor em Sun Vulcan, protagonizou Spielvan e participou de inúmeras produções do meio Tokusatsu. Ele manda muito bem nas cenas de ação e é bastante carismático. Den é destemido, bom de combate e é muito determinado em suas atitudes. Masayuki Suzuki retorna no papel do cômico e atrapalhado Kojiro, que é caidinho pela bela Chiaki Suzuki, interpretada por Midori Nakagawa.

Dos vilões da série destacaria apenas o sinistro feiticeiro Leider (interpretado por Mitsuo Andô), que aparece lá pra meados da série e dá uma boa movimentada na trama. Ele realmente dá trabalho ao nosso herói. Leider é manipulador, inteligente, forte e muito traiçoeiro, chegando à jogar os generais de Mad uns contra os outros no intuito de promover um golpe de estado. Doutora Porter (interpretada por Hitomi Yoshioka) não ameaça em nada e é derrotada fácil e rapidamente por Sharivan no final. General Gailer (o nosso querido Wolverine Japonês interpretado por Satoshi Kurihara) só dá um mísero trabalho à Sharivan quando ambos travam sua batalha final. Maoh Saiki só sabe brilhar os olhos e fazer um som de gato ameaçado, mas no final surpreende e faz uma bela luta com Sharivan. O misterioso homem careca de terno e gravata é uma bela surpresa na série também.

                   

Um dos grandes destaques da série é o episódio final que tem a participação de Kenji Ohba. Ele volta a vestir a armadura de Gaban e vai pra batalha final juntamente com Sharivan. As cenas onde eles lutam na forma civil lado a lado deixa bem gritante a diferença de um e outro na ação. Não estou dizendo de forma alguma que Watari seja fraco, ele é muito bom, mesmo, mas Ohba é bem superior executando os movimentos com mais determinação e convicção.

Ah! Algo que é engraçado e eu já havia reparado desde Gaban é que em algumas cenas onde os heróis irão usar o golpe final deles contra os monstros e suas espadas ficam brilhando de energia laser, dava pra reparar que eles seguravam uma espécie de lâmpada fluorescente como espada. Bela solução pra efeito na época!

          

Assim como Gaban, Sharivan também teve um filme lançado nos cinemas que saiu em 2014 e contou com o retorno de Hiroshi Watari fazendo uma participação como Den Iga. Ainda não vi este filme, mas agora que concluí a série irei assistir.

A trilha sonora fica por conta do veterano Akira Kushida que canta várias das músicas da série, entre elas as viciantes “Uchuu Keiji Sharivan” e “Ultra Dimension Fighting Grand Bus”. Muito boas mesmo!

                                  

Em resumo, Sharivan é uma boa série, um bom divertimento e cumpre muito bem a missão de dar continuidade na história dos Policiais do Espaço. Agora me resta assistir ao seu sucessor, Detetive Espacial Shaider e fechar a Trilogia dos Policiais do Espaço. Se você ainda não assistiu à Sharivan, aqui mesmo no Tokushare nós temos a série completa (http://www.tokushare.com.br/seriadoHistorias/view/63).

        

Um grande abraço!

tuninhochan
Um eterno fã de Tokusatsus!
Comentários
tuninhochan - 24/08/2018 15:08:07
Ovomaltino, Sharivan é muito bom, mas ainda prefiro mais o Gavan mesmo! Um grande abraço!
Denuncia
Ovomaltino - 13/08/2017 01:08:14
Tô revendo ela inteira atualmente, mas terei de parar no episódio 17 pois as legendas disponibilizadas pelo Japasubs vão, lamentavelmente, até o episódio 17. Acho mais dinâmica e versátil que Gavan, e o clima mais macabro também me agrada (adoro séries mais "macabras" como os dois Lion-Maru dos anos 70, Spectreman, Kamen Rider Black e Metalder, pra vocês terem uma ideia). Mas voltando à Sharivan: à partir de Outubro sairá no Japão o primeiro (de um total de três) box em Blu-Ray da série. Espero que legendem as raws em FullHD tão logo quanto possível.
Denuncia
tuninhochan - 04/04/2016 10:04:18
Boa, Edu Andre!!!! Muito bem!
Denuncia
Edu Andre - 03/04/2016 20:04:24
Sharivan é uma boa série. Tem a presença do ilustre Hiroshi Watari, que dois anos depois também faria o Spielvan, e ele interpreta muito bem o Den Iga. Porém, uma coisa que eu não gostei foram os monstros do dia. Achei eles todos muito parecidos, com o mesmo tom cinza, sem muito variação nos formatos e cores, sem nada que os destacasse. Mesmo assim, a série é muito boa. A trilha sonora continua sendo tocada pelo Akira Kushida e continua boa. A dublagem brasileira é boa, com o Élcio Sodré dando o tom certo para o Den Iga, e ao contrário de Gaban, a tradução ficou boa, talvez por ter sido feita num estúdio com experiência nesse tipo de seriado: a Álamo.
Denuncia
tuninhochan - 15/06/2015 15:06:03
Muito bem, Ovomaltino. Houve uma grande evolução mesmo de Sharivan para Gaban. É uma boa série e também curti bastante assisti-la. Um grande abraço!
Denuncia
Ovomaltino - 15/06/2015 14:06:19
Quando vi essa série pela primeira vez (na estreia da mesma aqui no Brasil via Band - acho que foi em 1991, ou algo assim . Detestava ela por, então, achá-la cafona (na época, que fique claro; não vamos esquecer que já havia sido exibiudo Jaspion, Jiraiya e o fabuloso Metalder), defasada e com a dublagem ruim ainda (pudera, com o já cansado Elcio Sodré nela...). Preferia as outrs duas séries de Detetive Espacial (Gavan e Shaider), mas décadas depois após tê-la visto na sequência (ou seja, com Gavan antes e Shaider depois) percebi que era de fato a melhor das três. Aperfeiçoou o que havia sido apresentado em Gavan, tirou o desnecessário, adicionou um climazinho sinistro á trama e era bem mais resolvida e muito menos confusa do que a de Shaider. E como todas essas séries de Detevive Espacial, só pecava mesmo nos Mechas (nem adianta discutir, nisso o Daileon é imbatível ainda!). Recomendo bastante! Emais hora, menos hora, vou dar uma conferida nesse longa-metragem de 2014.
Denuncia
james11 - 07/03/2015 14:03:45
Ótima matéria tuninhochan.
Denuncia
tuninhochan - 24/02/2015 11:02:10
Valeu, Rodrigo! Obrigado!!!
Denuncia
rodrigo nobre - 20/02/2015 18:02:05
Ótima análise, Sharivan é a série da trilogia que mais curto, Hiroshi Watari estva muito bem na série!
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!