Tokushare > Notícia > Análise > Série - Maskman: Os Defensores da Luz

Série - Maskman: Os Defensores da Luz

Por Gilmar Oliveira

Maskman – Os Defensores da Luz

Olá amigos!

Para mim é uma grande satisfação poder estar aqui no Tokushare. É uma honra poder trabalhar do lado de pessoas tão legais quanto o pessoal daqui. Fico muito agredecido e espero dar o melhor de mim para não decepcionar ninguém e ter muitos amigos.

Vamos ao trabalho, portanto! Bem, eu sou fã de Tokusatsu desde criança. Como essa paixão começou eu falarei mais a respeito no futuro. O certo é que hoje gostaria de falar do sentai que passou no Brasil e que sou mais fã: Maskman, os defensores da luz.

Algumas pessoas gostam muito de Changeman e Flashman, o primeiro justamente por ser o primeiro que assistiram e o segundo por ter uma trama mais dramática, com alta intensidade emocional. Confesso que gosto de ambos, mas Maskman foi o sentai que eu realmente queria assistir quando era pequeno, que me cativava, eu ficava bastante animado para ver as lutas e conflitos que aconteciam.

A história de Maskman se concentra em minha opinião em três pontos:

1- O poder da meditação e do treino podem nos fazer romper limites físicos e usar essa energia para se sintonizar com o mundo ao seu redor. Cada um dos guerreiros domina de maneira primorosa determinada arte marcial: karate (Takeo), kenpo (Kenta), kung fu (Akira), ninjitsu ( Sayaka) e tai chi chuan (Keiko).

As técnicas para se aperfeiçoarem vão mais do que apenas exercícios físicos e sim também amplificação de sentidos, os obrigando a conhecerem melhor seu interior, tirando toda a força dali.  O Chefe Sugata sabendo da iminente invasão do Império Tube escolheu a dedo quem seria capaz de ser um guerreiro que faria frente à ameaça. Começou a treinar seus corpos e mentes, ajudando-os a meditarem e obterem seus poderes, conseguindo chegar até o poder Aura. (Aura Power). A forma de lutar de cada um resulta em beleza de sincronismo em cada cena, sendo que por isso considero o melhor sentai no quesito lutas que passou aqui no Brasil e um dos melhores dos anos 80. Foi muito triste Maskman não ter o devido sucesso aqui em nosso país, pois possui pouco apelo infantil. A trama é séria e envolve fortes emoções, focando no segundo ponto que irei abordar agora.

               

2- Uma história de um forte amor

Takeo se apaixona por Miho, descendente do povo dos subterrâneos. Takeo passa a correr na equipe Sugata, contando com a ajuda de seus quatro amigos. Porém, ao tentar avisar dos ataques que aconteceriam, é caçada e aprisionada, tida como traidora, não somente por tentar deter o ataque, mas também por se apaixonar por alguém da superfície. Takeo ainda tem a chance de ajudar sua amada a não ser levada, mas literalmente ela é arrancada de suas mãos. Para seu desespero, o que sobra são suas lembranças e uma gargantilha. Condenada pelo império, Miho é presa num enorme bloco de gelo como castigo. Amargurado, Takeo decide lutar ferozmente para deter a ameaça junto com seus amigos e quem sabe um dia salvá-la. Algumas pessoas pensam que Maskman é o sentai de um homem só, ou mesmo que a história se torna melosa em virtude desse acontecimento. Será que o amor não é algo que todos devem lutar? E quando digo amor, não falo do amor universal, mas do de um relacionamento verdadeiro, que envolve respeito, carinho e atenção. Esse sentimento faz com que Takeo fique mais e mais forte, supere seus limites e lidere o restante da equipe. Propriamente ele não é o guerreiro mais talentoso, mas é o mais maduro e sereno, tendo plenas consciências de suas limitações. E também não é o melhor Red da década de oitenta, mas não é um franzino, sabe liderar. O mais impressionante é que por toda a série os demais heróis não o colocavam acima deles ou como alguém perfeito. No decorrer do tempo e com as descobertas sobre o império, Takeo passa a ser perseguido pela princesa Igan, irmã gêmea de Miho, Ian. No episódio dez temos um dos episódios mais intensos da série onde após ser humilhada pelos outros vilões, ela desafia Red Mask para um duelo de vida ou morte, usando uma técnica conhecida como Death Ring. Após muito custo Takeo consegue uma bela vitória sobre sua oponente, mas não sem antes sofrer demais. Para apimentar ainda mais essa guerra de amor, temos a chegada do Cavaleiro Ladrão Kiroz, que deseja ter o amor da Princesa Igan ao seu alcance.

                   

3- A guerra entre as trevas e a luz

A luta das trevas e da luz está claramente exposta em Maskman. De um lado o império Tube, sedento por tomar a superfície, usando meios dos mais escusos, envolto em mistérios, atacando de todas as formas. Rei Zeba esconde segredos terríveis, sendo que nem os seus subordinados sabem ao certo a sua real identidade e intenção.

Do outro lado, vemos uma equipe que dá tudo de si para que a luz não seja roubada da Terra. Vi em Maskman que a luz sempre irá sobrepujar as trevas, não importa o quão ruim a situação se apresente. De qualquer forma, vemos que cada guerreiro buscava a perfeição em conjunto, mesmo com estilos de lutas diferentes, a sincronia foi perfeita. Akira, o Blue Mask de fato é o guerreiro com maior potencial, o mais forte por assim dizer, mais que Takeo e Kenta. Ele sozinho enfrenta e derrota Kiroz e mais tarde é transformado no Espadachim Subterrâneo, dando uma sonora surra em seus companheiros. O mais jovem do grupo é o que tem mais potencial de se tornar o maior lutador da História do Super Sentai. Para mim é o um dos meus personagens favoritos, graças a sua dedicação aos treinos, carisma e inocência.

               

Maskman tem um tema forte e adulto, algo que talvez desagrade alguns ou mesmo seja um prato cheio para outros, que gostam de histórias mais densas ( eu sou assim). Depois de adulto, ao rever a série, tive o mesmo sentimento quando criança: Maskman é muito bom e se você deixar, te cativa. Por outro lado, agora com uma visão diferente, vi um sentai onde ocorreram muitas evoluções na parte técnica, tanto na filmagem e visual. Os defensores da luz, facilmente, são um dos melhores sentais da década de oitenta.

Grande abraço amigos!

Gilmar Oliveira
Comentários
tuninhochan - 24/07/2017 09:07:12
Valeu, Hellish! Um grande abraço!
Denuncia
hellish - 14/07/2017 19:07:35
É Tuninho, se voce for olhar dos sentais que passaram no Brasil, que foram Changeman, Flashman, Maskman e Google Five, Flashman e Changeman, são realmente superiores, mas quando focamos em acompanhar todos os sentais, vemos que changeman esta longe de ser um dos melhores, hoje em dia ele é nostalgico, pelo menos pra mim, os sentais daquela epoca tirando flashman e Jetman, era muito a mesmice, endeusando os robores e os vermelhos os superfodões, isso era legal, mas meio que apagava os outros membros, pra mim jetman fez uma revolução pois o maior heroi era o preto, e os robos eram fortes, mas encontravam monstros mais fortes ainda, que chegavam até destruir alguns robos e isso realmente foi algo excepcional em um super sentai, pois não estavamos acostumados a ver isso, e depois de ver esse tipo de coisa acontecer, e depois voltar para o tradicional o sentai meio que perde a graça entende onde quero chegar, mas como disse respeito a opinião de cada um, um forte abraço e fique com Deus.
Denuncia
tuninhochan - 28/06/2017 13:06:27
Boas escolhas, Hellish! Eu já acho Changeman o melhor sentai dos que foram exibidos aqui no Brasil, mas é isso mesmo, é questão de gosto pessoal mesmo. Um grande abraço!
Denuncia
hellish - 14/06/2017 21:06:29
Boa Noite Galera! Falar de Super Sentai é complicado! Mas respeito a opinião de cada um, Maskman é um bom sentai apenas isso, não tem nada de especial nele não, pra mim um dos piores sentais é changeman, a historia é boa, mas a trama em si é muito fraca, não sei dizer qual o melhor, mas sim os melhores que são Jetman, Boukenger, Dairanger, Timeranger, Magiranger e alguns outros esses sim são bons pois não focam só no vermelho, e as principais armas todos podem usar e não apenas o vermelhos, sem contar que os robos passam muito aperto e alguns até são destruidos então pra mim sentais tem que ter esses tipos de trama e historias e não apenas endeusar o vermelho e os robos
Denuncia
tuninhochan - 25/04/2016 08:04:14
Edu Andre, concordo em gênero, número e grau!
Denuncia
Edu Andre - 23/04/2016 21:04:09
Maskman foi um sentai mediano. Não foi uma série que tenha deixado saudades (pelo menos pra mim). Não sei porque alguns acham ela a melhor série que passou no Brasil. Pra mim ela não teve nada demais. Pelo menos as músicas da série (cantadas pelo grande Hironobu Kageyama) são boas. Embora tivesse episódios centrados em cada personagem, a história ficou muito concentrada no Takeru e na Miho. Emfim, há sentais melhores.
Denuncia
tuninhochan - 01/03/2016 13:03:44
Eu, particularmente, não gosto de Maskman... acho muito chato.
Denuncia
Ovomaltino - 16/12/2015 14:12:49
Pra mim dos 4 Super Sentais que passaram aqui Maskman foi a melhor (e Changeman fica com a segunda posição). Sei lá, a série tem uma pegada mais" humana" e "deprê" em comparação às demais (alguém aí lembrou de Metalder - contemporânea de Maskman, por sinal - hein? ). Todo esse climão de Maskman contrastava brutalmente com o clima "animadinho" da série predecessora (Flashman), e a meu ver o figurino (em especial dos vilões) era muito bom. Pra mim vale a pena conferir E MUITO!!!
Denuncia
Boanerges - 17/04/2015 11:04:23
Seja bem vindo Gilmar Oliveira, gostei de sua análise e concordo Maskman é um dos melhores Sentais dos anos 80 e não tem nada de infantil adoro a série, amo Changeman é meu Sentai favorito mas confesso que nesse ponto a infância e o fato de ter sido o primeiro Sentai com que eu e vários brasileiros teve contato pesa muito, Maskman supera Changeman em termos técnicos, efeitos especiais e coreografias de luta e claro a história é mais adulta.
Denuncia
jefferson LS Cassiano - 15/04/2015 10:04:29
muito bom meus parabens, e seja bem vindo ao site
Denuncia
tuninhochan - 11/04/2015 19:04:29
Parabéns e bem vindo à equipe, Gilmar!
Denuncia
fabiosusej - 09/04/2015 22:04:27
Uia, ficou bom cara, até tô pensando em assistir qdo terminar dekaranger, traga o equipamento pra me passar
Denuncia
kinhospawn27 - 09/04/2015 00:04:01
Seja bem vindo à equipe Gilmar. Já começou mandando muito bem. Parabéns pela análise.
Denuncia
Kiske Otoko - 09/04/2015 00:04:05
mto bem escritooo parábeeens :D
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!