Tokushare > Notícia > Análise > Série - Esquadrão Dinossauro Zyuranger: Um Sentai Decepcionante

Série - Esquadrão Dinossauro Zyuranger: Um Sentai Decepcionante

Por tuninhochan

Em meados da década de 90 os Tokusatsus no Brasil já começavam à mostrar sinais de desgaste e estavam quase extintos da TV. Os Powers Rangers por outro lado estavam em alta e fazendo muito sucesso. Como eu não tinha onde ver as séries inéditas aqui no Brasil, acompanhava as aventuras de Tommy e sua turma pra poder ver as cenas originais japonesas ali no meio. Por muitos anos minha curiosidade em ver Zyuranger aumentava mais e mais. Há poucos anos atrás consegui encontrar um site com muitos Tokusatsus inéditos no nosso país para download e eu corri pra baixar Zyuranger e matar minha curiosidade! Aí veio o balde de água fria.

Em 1992 a Toei Company e a Bandai produziram a 16º série da franquia Super Sentai, o Esquadrão Dinossauro Zyuranger, que teve 50 episódios e foi exibida pela TV Asahi. O tema dinossauros é muito popular entre a criançada mundial, por isso a aposta nesse tema. Esta foi a primeira série à ser adaptada pela Saban e formar a franquia Power Rangers. Seu nome foi Mighty Morphin Power Rangers, mas isso já é outra história e uma outra franquia.

            

Bom, a trama de Zyuranger é simples. Astronautas encontram uma misteriosa urna num planeta e ao abrirem acabam libertando a Bruxa Bandora e seus lacaios, que haviam sido aprisionados há mais de 170 milhões de anos atrás. Agora, Bandora quer retomar seus planos de dominar a Terra e somente 5 guerreiros da época dos dinossauros (que estavam congelados esperando a hora certa de agir), liderados pelo mago Barza, podem deter seus planos.

Zyuranger foi uma série muito fraca, com inimigos patéticos que não inspirariam medo em recém-nascido nenhum, episódios muito infantis (que nessa série não me agradaram), bons efeitos especiais, trama extremamente simples, bons atores, boa ação e possuem um dos visuais mais bacanas de toda a franquia.

Preciso destacar aqui o Geki, que é o Tyranno Ranger, interpretado por Yuuta Mochizuki. Ele é um excelente líder. Luta muito bem, é determinado, inspira e lidera os companheiros e suas cenas possuem forte carga dramática quando está junto com Burai, o Dragon Ranger, interpretado por Shiro Izumi. Eles também protagonizam uma das cenas mais emotivas já feitas num Tokusatsu.

                 

A veterana Machiko Soga está muito bem também como a Bruxa Bandora. Ela é muito engraçada e nos tortura todas as vezes que canta aquela musiquinha chiclete da Bruxa Bandora, a “Dolla! Majoou Pandora No Theme”!!! Boy, o Tiger Ranger, é interpretado por Takumi Hashimoto, famoso aqui no Brasil por ter sido Manabu, o irmão mais novo e pentelho do Jiraiya, o Incrível Ninja. O restante do elenco está ali apenas pra completar o elenco mesmo, não tem muito o que se comentar. Ah! Apenas o Dan, o Tricera Ranger, interpretado por Hideki Fujiwara. É um dos personagens mais chatos e sem graça que eu já vi num tokusatsu!

As Feras Guardiãs, que são os mechas, são bonitos e importantes pra toda a trama. Eles funcionaram muito bem e foram determinantes para muitos acontecimentos. Agora a grande decepção da série, com certeza, fica com Dragon Ranger. Ele foi extremamente mal utilizado, teve pouquíssimo tempo de tela e poderia ter contribuído muito mais pra história da série. O Tommy da versão Power Rangers foi utilizado muito melhor e virou o símbolo da franquia Power Rangers.

            

O único vilão que ameaçou os Zyuranger por tempo curto foi Gran Satã. Talvez se ele fosse o vilão principal e Bandora fosse sua general pudesse render uma história melhor. Quem sabe... Outro ponto fraco da trama é seu final. Um dos finais mais patéticos e anti-clímax que eu vi até o momento.

Ah! Não posso esquecer de citar as músicas de abertura e encerramento da série. A música de abertura é bem bacana e a do encerramento, a salsa japonesa, ficou muito legal e engraçada também! Rss.

Enfim, pra quem quer matar a curiosidade, assim como eu tinha antes, vale a pena assistir e claro cada um tirar suas próprias conclusões. Aqui mesmo no Tokushare nós temos a série completa. Acessem aqui: http://www.tokushare.com.br/seriadoHistorias/view/78.

           

Um grande abraço!

tuninhochan
Um eterno fã de Tokusatsus!
Comentários
tuninhochan - 28/03/2017 11:03:35
Acho muito fraca, Raider Lopes e está entre as piores que já assisti, mas isso é apenas minha opinião. Cada um tem seu gosto e sua opinião. Aposto que muitas outras pessoas adoram Zyuranger também. Um grande abraço.
Denuncia
Raider Lopes - 08/11/2016 16:11:51
Eu vi a série recentemente, e não é tão ruim quanto dizem. Acho muito melhor que Power Rangers, essa sim muito infantil demais, apenas porque os americanos não gostam das séries japonesas.... As cenas que marcam foram as do Gran Satan, a morte de Burai e a derrocada de Bandora.
Denuncia
tuninhochan - 25/05/2016 11:05:10
Bipinkbunny, Zyuranger foi extremamente decepcionante para mim por tudo já exposto no texto! Um grande abraço!
Denuncia
Bipinkbunny - 13/05/2016 11:05:09
Eu ainda estou assistindo Zyuranger XD mas com certeza se trata de uma série "episódica"... a história anda a um passo bastante/extremamente lento e aqui os episódios FILLER são praticamente o tempo todo... Tudo se resume à Bandora criando monstros e os Zyuranger combatendo eles. Só no episódio 17 acontece de sair o Burai e a história dele deixa a trama mais interessante, mas durou pouco... no episódio 22 ou 23(não lembro) já encerram a parte dele e o botam em banho maria até o final dele que todo mundo sabe qual é... A parte "engraçada" é que mesmo a série sendo toda voltada á salvação/superação perante as dificuldades, eles não quiseram dar uma segunda chance para o Burai, mesmo que ele já tivesse se redimido... A série não é ruim num todo, e é cheio das morais bonitinhas xD , mas com certeza por toda a fama e repercussão que ela tem entre os fans, é meio decepcionante que essa seja uma série episódica onde as coisas demoram muito a acontecer e quando acontece é só um fogo de paia.
Denuncia
tuninhochan - 01/03/2016 13:03:10
Edu Andre, pode não ser uma porcaria total, mas achei muito fraco e decepcionante. Infelizmente, esperava muito da série devido aos anos de espera e curiosidade, mas quando assisti.... tomei um balde de água gelada na cabeça.
Denuncia
Edu Andre - 15/01/2016 23:01:16
Eu não achei Zyuranger uma porcaria não, pelo contrário, acho um sentai legalzinho. É claro que está bem longe de ser épico como o anterior Jetman. Tem alguns episódios, muito legais como aquele no início em que as armas dos heróis estão caindo aos pedaços e eles vão para outro mundo à procura de novas. Mighty Morphin Power Rangers marcou a minha infância e quando eu soube da existência de Zyuranger e que serviu de adaptação, quis assistir para fazer uma comparação. E digo: mesmo não sendo grande coisa, Zyuranger é melhor que Mighty Morphin. Se eu fosse americano, compraria o DVD lançado por lá. Também já joguei no emulador o jogo para Famicom. Abraços!
Denuncia
tuninhochan - 28/07/2015 16:07:50
Ovomaltino, estou assistindo Dairanger. Está bem no começo, mas a série já começa a 100 por hora! As cenas de ação são animais, pois adoro Kung Fu. Vamos ver se mantém o ritmo. Dizem que é um dos piores finais dentro dos sentais o de Dairanger.
Denuncia
Ovomaltino - 28/07/2015 12:07:55
tuninho, é que o que vi de Sun Vulcan (e em especial dos membros da equipe) me decepcionou bastante - mas não levei em conta que a série muda de líder e , aparentemente, fica bem melhor à partir disso. Mas se Zyuranger e Mighty Morphin' Power Rangers estão pau a pau então que me desculpem os fãs de PR, mas Zyuranger deve ser um LIXO!! E acaba sendo um dos mais famosos Sentai pois foi a primeira a ser adaptada para Power Rangers, que pra mim de bom só tem mesmo aquela primeira Ranger Rosa (a Amy "sei-lá-das-quantas; que nessa altura já tá um bagaço tremendo pelo que andei vendo por aí na internet..). E nem sei como seriam as coisas de Zyuranger tivesse sido exibido pela Manchete, ali por volta de 1994 (ou seja, antes de a Globo estrear os Power Rangers). E Dairanger (que eu nem vi) parece ser bem melhor.
Denuncia
jhb23 - 07/07/2015 18:07:01
Ah, cara... E o Gran Satã com aquela cabeleira não parece mesmo? Bizarro demais. Só pra complementar o comentário anterior, Zyuranger não tem ritmo... acaba porque tem que acabar. Não tem clímax. É decepcionante. Mas eu confesso que minha decepção com Dairanger foi maior. Eu esperava demais desde o começo.
Denuncia
tuninhochan - 07/07/2015 09:07:13
jhb23, "Caipora do Castelo Rá-Tim-Bum".... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!
Denuncia
jhb23 - 05/07/2015 22:07:30
Engraçado que ao assistir o primeiro episódio pensei: "Nunca que esses vilões bobos vão ser mortos na base da porrada. Simplesmente não tem como". Acertei. Infelizmente. E quando descobri que o grande vilão da série era um clone da Caipora do Castelo Ra-Tim-Bum? Caí pra trás. Ficou um certo carinho pela série, principalmente por causa dos mechas, que são bacanas. Mas a decepção foi grande.
Denuncia
tuninhochan - 12/06/2015 14:06:40
Beleza, Dekabarueri, mas pode opinar a vontade, meu amigo! Afinal de contas, estamos aqui pra discutir opiniões mesmo e ampliarmos nossas ideias e conceitos, além do mais, ninguém aqui é dono da verdade! Sinta-se a vontade! Ovomaltino, acho o Dan insuportável e chato! O Vul Shark é muito melhor do que o Dan! Um grande abraço!
Denuncia
Ovomaltino - 08/06/2015 13:06:15
"Ah! Apenas o Dan, o Tricera Ranger, interpretado por Hideki Fujiwara. É um dos personagens mais chatos e sem graça que eu já vi num tokusatsu!" Não assisti à essa s´erie ainda (e acredito que vá demorar BASTAAAANTE!), mas... Jura que ele consegue ser mais sem graça que Vul Shark (do Taiyou Sentai Sun Vulcan, de 1981), Tuninho?
Denuncia
Dekabarueri - 05/06/2015 15:06:16
Vou discordar de sua opinião, mas respeito seu ponto de vista sobre a série.
Denuncia
tuninhochan - 26/05/2015 15:05:55
Verdade, Gabrielmanarte, não posso discordar de você....
Denuncia
gabrielmanarte - 26/05/2015 11:05:00
Eu digo que PR might morph e Zyuranger estão pau pau, mas aquela cena do burai é muito boa mesmo
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!