Tokushare > Notícia > Análise > Série - Detetive Espacial Shaider: Fechando muito Mal a Trilogia dos Policiais do Espaço

Série - Detetive Espacial Shaider: Fechando muito Mal a Trilogia dos Policiais do Espaço

Por tuninhochan

Acabei de assistir neste momento ao último episódio da terceira série da franquia Metal Hero, a também terceira série dos Policiais do Espaço, Detetive Espacial Shaider. Produzida pela Toei Company em 1984 e exibida pela TV Asahi a série teve 49 episódios, 2 especiais (explico mais abaixo) e um novo filme em 2014. Esta série encerrou a trilogia dos Policiais do Espaço.

Surge uma nova ameaça ao planeta Terra! O Império Mágico Fuuma, liderado pelo Grande Kubilai, pretende dominar nosso planeta e para impedir os planos do vilão, a Polícia Intergaláctica então envia o novo Policial do Espaço para proteger a Terra. Dai Sawamura torna-se o Policial do Espaço Shaider e juntamente com sua parceira Annie irão fazer de tudo para acabar com Fuuma.

                             

A premissa é basicamente a mesma de seus antecessores Gaban e Sharivan. O problema em Shaider é que além da fórmula já estar desgastada, vários outros problemas contribuíram para Shaider ser um dos piores Tokusatsus que já assisti. Vamos à eles com calma para poder explicar e justificar meu ponto de vista (que obviamente não é uma verdade absoluta, é apenas a minha opinião).

Começando pelo protagonista da série, Dai Sawamura, interpretado pelo já falecido ator Hiroshi Tsuburaya (faleceu em 2001 devido à um câncer no fígado). Dai é um péssimo ator, sem expressão nenhuma e nas cenas de luta era uma grande negação. A atriz Naomi Morinaga, que interpretou a assistente Annie foi muito mais protagonista/atriz do que Hiroshi. E ela ainda fazia todas suas cenas de ação, pulando, batendo, dando piruetas, etc. Já vi por aí muitas pessoas dizendo que era ela quem deveria usar a armadura de Shaider, e isso não seria nenhum exagero. A molecada devia fazer a festa na época porque Morinaga pagava muita calcinha nas cenas de ação. Dizem que Hiroshi só conseguiu o papel principal por ser neto de Eiji Tsuburaya, nada mais, nada menos, do que o criador da franquia Ultraman. Curiosamente após Shaider, Hiroshi só fez participações nas produções da franquia Ultra.

                   

Outro ponto que não me agradou foram os vilões. Eles não representavam verdadeiras ameaças ao herói e eram meio paradões. O Comandante Hesler tinha um visual nada ameaçador, Kubilai ficava lá paradão só grunhindo e parecia um brinquedo muito famoso da década de 80 (os Bogs da Estrela, lembram??), se juntasse as 5 garotas do mal (Garota 1, 2, 3, 4 e 5 – nomes criativos, não?!) não davam uma e os soldados pareciam pessoas desfilando com fantasias de Carnaval. Dali, só se salvava o travesti japonês, a Sacerdotisa Paú (sem trocadilhos, por favor). Ela deu trabalho pra Shaider e travou bons combates com ele, mas seu final foi no mínimo ridículo. A Sacerdotisa Paú foi interpretada brilhantemente pelo ator Toru Yoshida ou Jun Yoshida (sim, ele era um homem!!!) que interpretou Taurus em Kamen Rider Black.

A história de Shaider foi bem previsível e como citei lá no princípio do texto foi bem repetitiva como a dos outros dois policiais do espaço anteriores. Como seus antecessores, Shaider deveria impedir o Império maligno, porém havia um mistério em torno de seu passado que por uns poucos episódios melhorou um pouco a série, mas depois voltou a ficar bem parado. Até a ação em Shaider corre mais devagar e sobrecarrega Annie.

           

Outra coisa que ajudou a piorar Shaider foi sua dublagem aqui no Brasil. Parece que os atores não estavam com saco pra dublar as aventuras de Dai e Annie e acabou saindo um serviço preguiçoso, com vozes arrastadas e tudo muito lento. Pra ter uma noção, Goggle V que é considerado uma das piores dublagens de Tokusatsu no Brasil consegue ser melhor do que Shaider (pra mim!) no quesito dublagem.

A armadura de Shaider é outra coisa que não me agradou muito. Achei meio espalhafatosa e bem feinha também. O golpe final do personagem, o “Relâmpago Azul Shaider”, é bem sem graça. Em Shaider não tivemos a participação especial de Kenji Ohba e Hiroshi Watari, que interpretaram respectivamente Gaban e Sharivan, conforme aconteceu nas outras duas séries. Eles aqui só são citados ou aparecem em desenhos tipo fotos na tela. Só após o término da série houve um crossover especial onde reuniram os três Policiais do Espaço.

                     

Temos a volta do ator Masayuki Suzuki interpretando pela terceira vez o enrolado Kojiro. Desta vez ele aparece bem menos do que nas séries anteriores e seu papel como alívio cômico diminuiu bem. Agora ele é dono de uma Pet Shop.

Mas, também temos coisas positivas em Shaider. Já citei a atriz Naomi Morinaga como Annie que praticamente leva a série nas costas e a vilã/vilão Sacerdotisa Paú interpretada por Yoshida. As músicas de abertura e encerramento são muito boas e mais uma vez são interpretadas pelo grande mestre Akira Kushida. Se não forem as melhores da Trilogia dos Policiais do Espaço, é uma das melhores. A abertura então, “Uchuu Keiji Shaider”, cantada por Kushida é empolgante.

        

Em 2014 a Toei fez um filme apresentando o novo Policial do Espaço Shaider, que foi interpretado por Hiroaki Iwanaga que fez o papel de Shu Karasuma e Mayu Kawamoto interpretava Tamy, nova parceira de Shaider. Este novo Shaider ainda participou dos filmes “Detetive Espacial Gaban – O Filme” e “Super Hero Taisen Z” feitos antes do filme solo dele.

Dos três Policiais do Espaço, Shaider foi o que menos fez sucesso no Japão e no Brasil foi exibido na madrugada da Globo numa época em que os Tokusatsus ainda eram febre no país. Já nas Filipinas Shaider foi sucesso absoluto e teve até uma sequência não oficial criada pela GMA Network chamada Zaido.

                   

Há uma grande discordância quanto ao último episódio de Shaider. A Toei credita 49 episódios e no DVD de Shaider e no canal da Toei estão os 49 episódios.... porém, claramente a série termina no episódio 48. O episódio 49 é obviamente uma homenagem a trilogia, onde só ocorre uma grande recapitulação do que ocorreu nas três séries, os atores originais se encontram e do nada uma voz dos céus diz algo como “as crianças do mundo nunca viram os 3 policiais do espaço juntos, transformem-se para elas verem” e eles obedecem. Ainda rola uma aparição meio surpresa de Satoshi Kurihara, que interpretou o General Gailer em Sharivan. Mas, o episódio 49 é apenas pra reunir os 3 atores e as armaduras juntos mesmo, mas não influenciam em nada na história das séries. Ainda temos o direito de ver Ohba totalmente careca com a cabeça raspada! Rsss.

          

Por tudo que expliquei aqui, pra mim, Shaider é um dos piores Tokusatsus que assisti, ao lado de outros que também não me agradaram, que foram relativamente poucos. Acabou encerrando muito mal a trilogia dos Policiais do Espaço. Talvez outro policial do espaço também se sairia mal devido a repetição usada e das séries terem sido feitas em sequência, sem descansar e sem alteração de sua fórmula, algo que os Kamen Riders aprenderam na Era Heisei, deixando a repetição lá no passado, na Era Showa. Mas, como gosto é gosto e cada um tem o seu, vejam por vocês mesmos e tirem suas próprias conclusões. Aqui mesmo no Tokushare nós temos a série completa (http://www.tokushare.com.br/seriadoHistorias/view/64).

Um grande abraço!

tuninhochan
Um eterno fã de Tokusatsus!
Comentários
tuninhochan - 04/04/2016 10:04:50
Falou tudo, Edu Andre. Muito bem colocado! Um grande abraço!
Denuncia
Edu Andre - 03/04/2016 20:04:25
Eu compartilho da opinião de alguns fãs de que Shaider foi o pior das três séries dos policiais do espaço. Já começa pela fraca atuação do Hiroshi Tsuburaya, que era muito canastrão, e o Dai Sawamura tinha cara de bunda! Outro erro é o fato de a batalha final contra o Kubilai ter sido muito rápida, com ele sendo derrotado muito facilmente, como se fosse um mero mostro do dia! Em compensação, a trilha sonora manteve a mesma qualidade das duas anteriores, com o Akira Kushida, que junto com caras como Hironobu Kageyama, Mojo e outros, era o rei das tokusongs dos anos 80. Foi um Metal Hero que ficou devendo, podia ter terminado melhor a trilogia dos policiais do espaço.
Denuncia
tuninhochan - 02/09/2015 15:09:59
Valeu, Ovomaltino! Eu ainda não vi o filme, KiYellow, mas logo verei! Estou devendo!!!!
Denuncia
KiYellow - 20/08/2015 22:08:24
O engraçado é que, assim como a série do Shaider foi a pior das três, o filme NEXT GENERATION dele foi também o pior dos três kkkkk quanto a dublagem, a de Goggle V até que dá pra perdoar, pois a versão que eles usaram era dublada em italiano e eles não tinham os áudios limpos pra dublar, por isso saiu estranho. Adorei o site, sou novo aqui e já me sinto em casa XD
Denuncia
Ovomaltino - 26/06/2015 18:06:46
Então tuninho, como comentei lá no Armagedon Fansub tem completinho legendado em Português. Foi feito pla Tatsunoko Productions (a mesma de Gatchaman, Mach Go Go Go/Speed Racer, Kurenai Sanshiro/O Judoca, Zillion, Hurricane Polymar, Casshern/Casshan, entre outras séries). Mas achei bobinha de doer! O destaque maior vai para o personagem Andro Umeda, que tem uma certa "atitude" (ainda sim só em alguns episódio), e seu cabelo à la Gene Wilder, heheehe! E eu ainda não cheguei a assistir, mas as duas sequências (ou remake?) dessa série feitas na década de 90 - Tekkaman Blade e Tekkaman Blade II - parece ser bem queridas pelos fãs de anime. E embora eu já tenha dito que acho a original de 1975 bem fraquinha (perde feio pra alguma dessas outras séries da Tatsunoko que mencionei, como Gatchaman, Casshern, Polymar, etc.) a semelhança com Gavan é latente. Pode conferir!
Denuncia
tuninhochan - 26/06/2015 15:06:05
ADMmendes eu ainda não vi os filmes do Shaider e Sharivan, mas logo verei. Ovomaltino não conheço esse Tekkaman, parece interessante. Não temos ele aqui no site. Fica a dica! Um grande abraço!
Denuncia
Ovomaltino - 24/06/2015 17:06:30
Na verdade não consigo achá-la ruim de jeito nenhum. Mas é a mais fraca das três, mais fraca até que gavan, que é a mais "basicona" das três, como havia dito antes na análise da mesma. E falando em Gavan... Outra coisa: para quem viu a (fraca) série de anime dos 70's chamada Uchuu no Kishi Tekkaman (ou Space Knight Tekkaman - "Tekkaman, o Cavaleiro do Espaço" em uma tradução mais literal) perceberá que Gavan foi inspirado (ou será que chupinhou mesmo? :P ) em muitíssimas coisas desse anime. Sem falar que Tekkaman tem aquela espada de "dois extremos" igual à que Spielvan usaria 11 anos depois (e que apareceria no Episódio I de Star Wars quase uma década e meia depois, hehehe! ). Alguns links pros que estiverem interessados n comparação: http://anidb.net/perl-bin/animedb.pl?show=anime&aid=1273 E para baixar a série completa, legendada em português (não sei se tem ela disponível aqui na TokuShare; se tiver, desde ja peço desculpas): http://armagedonfansubs.blogspot.com.br/2013/12/uchuu-no-kishi-tekkaman.html Bom... pelo menos eu achei brutalmente semelhantes. E vocês?
Denuncia
ADMmendes - 18/06/2015 17:06:34
dos últimos filmes Shaider foi o pior, e olha que eu gosto de porcarias mas também critico os que são ruins, e não escondo nada.
Denuncia
Ovomaltino - 16/06/2015 12:06:08
Bacana, tuninho. Vou ver se assisto em breve. Obrigado. Havia me esquecido de outra coisa: tem um episódio lá em que a já comentada e malfadada dublagem (e qual não é?) chama Gavan de Gabim (como em "capim"). Eu, hein!
Denuncia
tuninhochan - 15/06/2015 15:06:32
Olha o Zubat aí: http://www.tokushare.com.br/seriadoHistorias/view/404
Denuncia
Ovomaltino - 15/06/2015 14:06:08
Ô tuninho, já tem Zubat completo (legendado) em Português? Vou conferir mais pra frente, então. E quanto à conferir o Spielvan... recomendo que antes confira (e/ou volte a conferir) o Jaspion de cabo a rabo, só pra dar uma reforçada nisso que falei. E minha favorita dos Rescue Heroes é justamente a que lamentavelmente continua inédita por meios legais (leia-se, TV aberta/fechada e /ou lançamento em home vídeo oficial - e agora ainda tem os Netflix da vida, mas acho que ainda nõ vale): Exceedraft. Dos episódios que vi (só os primeiros) eu achei fantástica - e tem uma pitadinha do que ia ser desenvolvido em Janperson, em termos de enredo.Abraço.
Denuncia
tuninhochan - 12/06/2015 14:06:16
E aí, Ovomaltino?! Não lembro de nada de Spielvan porque na época tive preconceito com a série por esperar uma sequência direta de Jaspion. Vou rever logo, mas agora darei um tempinho dos MH pra descansar a cabeça. Segunda começarei Zubat, mas na sequência pego Spielvan. Na época também não curtia Winspector e Solbrain, vamos ver se manterei essa opinião quando revê-los agora. Aqui no site nós temos o filme em 720p. Um grande abraço!
Denuncia
Ovomaltino - 12/06/2015 14:06:05
Pois pra mim em termos de ruindade não supera Spielvan (também conhecido como "Jaspion piorado"), Winspector e Solbrain. Lembro também que era, na época em que passou aqui, meu Policial do Espaço favorito entre os três (detestava Sharivan, coisa que hoje gosto muito). A coisa com o Shaider é que a trama, pelo menos a meu ver, tinha uma pegada mais Jaspion - só que em Jaspion os roteiristas ao menos elaboraram melhor a mesma, deixando a série excelente. Em suma: ainda acho Shaider muito bom, mas meio que "envelheceu mal". Aliás... alguém sabe onde posso baixar esse Movie novo dele legendado em 1080p?
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!