Tokushare > Notícia > Análise > Série - Esquadrão Solar Sun Vulcan: Diversão garantida com o Trio de Heróis

Série - Esquadrão Solar Sun Vulcan: Diversão garantida com o Trio de Heróis

Por tuninhochan

Fala, Tokufãs!


Como estão todos?! Espero que bem!
Venho hoje lhes dar minha opinião sobre Taiyou Sentai Sun Vulcan, o Esquadrão Solar Sun Vulcan. Quinta série da franquia Super Sentai produzida em 1981 pela Toei Company e última da parceria com a Marvel Comics.                      

O Império das Máquinas Black Magma, como um bom império do mau, quer extinguir os seres humanos e dominar a Terra. Para combater as ameaças dos vilões, o GWP (Guardians of World Peace's) ou seja, Guardiões da Paz Mundial, escolhem 3 oficiais de elite para formar o Esquadrão Solar Sun Vulcan liderados pelo Comandante Arashiyama. Os escolhidos são: Oowashi Ryuusuke da Aeronáutica (Vul Eagle), Samejima Kinya da Marinha (Vul Shark) e Hyoh Asao do Exército (Vul Panther). 

     

Após várias tentativas fracassadas de sucesso Hell Saturn, general de Black Magma, pede ao seu deus (Black Solar God e líder do Império Black Magma) que o ajude e este lhe envia a Rainha Hedorian para auxiliá-lo na luta contra Sun Vulcan. A Rainha Hedorian era inimiga da série antecessora, Esquadrão Eletrônico Denjiman.

Esta é a história principal da série. Achei uma boa série, razoável e garantia de diversão certa. Foi o primeiro sentai que assisti com apenas 3 integrantes e funcionou muito bem. Possui boas cenas de ação, humor na dose certa, bom elenco e uma trama final interessante com direito à traições e reviravoltas nos últimos 5 episódios. O bandido galáctico Inazuma Ginga entrou no episódio 45, "O Invencível Electronoid da Galáxia" e foi essencial para os acontecimentos finais da série. Poderia até ter entrado antes devido ao papel que exerceu.

A série começou com ritmo bem lento e só foi melhorar (e bem) à partir do episódio 11, "A Triste Filha Robô", com uma trama bem dramática onde um cientista que perdeu sua filha há uns anos atrás a vê retornar à vida através de um robô feito pelo Black Magma. Depois disso os episódios melhoraram demais.

             

Algo que achei muito interessante foi a troca dos Red´s, fato inédito até aqui pra mim. Oowashi, o primeiro Vul Eagle, era mais um figurante de luxo do que outra coisa. Não teve nenhum episódio centrado nele, coisa totalmente atípica, pois todo sentai que se preza tem seus primeiros episódios focados no líder do esquadrão, o Red do grupo. Os demais integrantes do esquadrão e até mesmo o Comandante Arashiyama e sua filha tiveram seus episódios como principais. Oowashi quase não falava e não fazia a menor diferença na série. Samejima, o Vul Shark, era muito mais líder do que Vul Eagle. No episódio 23, "A Comandante do Mal chega da Galáxia!", temos a entrada da veterna atriz Yukie Kagawa (Kilmaza em Jaspion, Amazoness em Supaidâman) como Amazon Killer e no mesmo episódio a troca dos líderes. Sai Oowashi, que havia sido convocado para a Nasa e entra Takayuki Hiba, o novo Vul Eagle. Hoje descobri o por quê desta troca. Ryūsuke Kawasaki, o Oowashi era cantor e estava gravando um LP na época da série e teve que sair para poder terminar as gravações do disco. A diferença é gritante. Logo nos dois episódios seguintes temos a trama totalmente centrada no novo Vul Eagle. Este sim era um líder. Falava, inspirava o grupo, era valente e muito bom de briga.

Outro destaque da série era a veteraníssima atriz Machiko Soga, velha conhecida nossa do meio Tokusatsu. Já interpretou a Rainha Bandora em Zyuranger, Rainha Pandora em Spielvan, Aracnin Morgana em Jiraiya, entre tantos outros. Ela retorna ao papel de Rainha Hedorian, que havia feito em Denjiman, para derrotar Sun Vulcan. Ela possui poderes psíquicos e tenta manipular Hell Saturn à todo momento. Outro lance bacana é que o exército do mau, os braços direitos de Hell Saturn, é composto apenas por mulheres, as Garotas Zero (Zero One, Zero Two, Zero Three e Zero Four).

                                

Agora do elenco de atores o grande destaque pra mim foi Sukehachi, o aprendiz de cozinheiro. O ator é extremamente hilário e é completamente impossível você ficar sem rir ao vê-lo na tela. Só as caras que ele fazia já me faziam rir demais. Muito destastrado, medroso, convencido e apaixonado por Misa Arashiyama, filha do Comandante Arashiyama, ele protagoniza as maiores confusões da série. Infelizmente não consegui encontrar nada sobre o ator que interpreta Sukehachi, sequer seu nome.

Um fato curioso da série que todos os monstros quando se tornam gigantes fazem o mesmo ritual. Gritam "Dai Monger" e chutam as montanhas fazendo com que muitas rochas gigantes voem pelos ares. Será que estava na cartilha de como ser um monstro gigante assustador??

Enfim, Sun Vulcan é uma boa série. Não tem nada de extraordinário, mas como escrevi anteriormente, é certeza de diversão garantida. Ela é muito melhor do que sua sucessora, o Esquadrão Gigante Goggle Five. Portanto, ajeitem-se em seus sofás, computadores ou camas e assistam ao Esquadrão Solar Sun Vulcan!


Um grande abraço!

tuninhochan
Um eterno fã de Tokusatsus!
Comentários
Ovomaltino - 30/12/2019 02:12:56
Bom... faz cerca de três horas e meia que eu terminei de assistir por completo a série Taiyou Sentai Sun Vulcan - vi o Movie também (e era Domingo ainda, quando vi o último episódio). Me lembro que, ao ver os primeiros (5?) episódios da sérieem questão alguns anos atrás fiquei meio com o pé atrás, pois Sun Vulcan pouco havia me impressionado, e até me pareceu um tanto bobinha, de uma maneira geral. Mas fui vendo o restante da série, e a mesma meio que foi me agradando (ou fui eu que tava me acostumando?). Mas tipo... é uma série OK; boa no que se propõe, mas NEM DE LONGE chega a ser espetacular. Não vi tanta mudança qualitativa assim quando da troca dos atores que interpretavam o Vul Eagle, o comandante da equipe mais parece um Alborghetti japonês (com um pouco mais de cabelo, é claro! :P; posso estar enganado, mas tenho a impressão que ele chegou a aparecer em um episodio do Jiraiya....), e a filha deste propõe (SPOILER!) no último episódio (final bem bobinho e trivial, aliás) uma espécie de zoofilia (FIM DO SPOILER). Hedorian é a mesma de sempre, e os vilões me passaram bem batidos. O robô é legal, em compensação. Em suma: como eu havia dito antes, aparentemente a fórmula foi ficar bem, digamos, "refinada" ali dos Changeman em diante - nessa época de Sun Vulcan a parada ainda era bem "primitiva". E como muitos de nós nos acostumamos de uma forma geral com o ritmo, o nível de produção/figurino e a pegada das séries Super Sentai (e as "não-Sentai" também, de certo modo) que vieram à partir da segunda metade dos anos 80 (ou seja, Dengeki Sentai Changeman, Choushinsei Flashman, Hikari Sentai Maskman, Choujuu Sentai Liveman, etc.), logo Taiyou Sentai Sun Vulcan não nos causa tanto impacto assim (não causou tanto á mim, pelo menos). Porém... em relação à má impressão que eu tive da mesma quando a havia visto há alguns anos, melhorou até que bastante. Não revoluciona de forma alguma a fórmula Sentai, mas é bacaninha até (embora eu tenha achado a sua predecessora, Denshi Sentai Denziman, bem superior). E agora em 2020 (logo no dia 01 de Janeiro) começo à assistir Dai Sentai Goggle V no áudio original em japonês (e dublada em português no final do dia); há anos tenho detestado bem ela, mas vamos ver se agora com o áudio em japonês e algumas décadas mais velho (quase 3) eu não consiga ter uma opinião melhor dela. É esperar pra ver... E Tuninho, cadê seus reviews? Tô esperando o do Jaspion aqui! :P
Denuncia
tuninhochan - 24/09/2014 08:09:11
Valeu, pessoal! Muito obrigado! Tamo junto!!!
Denuncia
Markinho - 23/09/2014 15:09:26
Seja bem vindo cara, boa sorte com os seus projetos e que seja o primeiro de muitos que ainda estão por vir. Boa sorte nesta caminhada.
Denuncia
Kiske Otoko - 23/09/2014 15:09:25
mto boooooom maaaan.
Denuncia
tuninhochan - 23/09/2014 13:09:43
Valeu, Mestre! Obrigado pela oportunidade tb! Tamo juntos!
Denuncia
kinhospawn27 - 23/09/2014 13:09:08
Esse é mais um Sentai que estou doido pra assistir. Valeu pela análise Tuninho.
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!