Tokushare > Notícia > Análise > Série - Ultraman: O Primeiro Ultra!!!

Série - Ultraman: O Primeiro Ultra!!!

Por tuninhochan

Tokufãs de todas as décadas!!!!!!!

Venho hoje lhes falar (ou escrever.... ou digitar....) sobre Ultraman, ou mais conhecido aqui no Brasil como Ultraman Hayata! Sim, galerinha, após falar sobre cada integrante da Patrulha Científica, venho agora lhes falar um pouco sobre o primeiro Ultra desta franquia tão querida e amada pelos japoneses e por muitos tokufãs mundo afora. Ultraman surgiu em 1966 produzida pela empresa Tsuburaya Productions, empresa essa que produz as séries Ultras até os dias de hoje. A série teve 39 episódios e fez um sucesso tremendo, gerando assim a franquia Ultra.

                                            

Ultraman conta a história de um ser alienígena que pertence a uma raça que funciona como uma espécie de Protetores do Universo. Em perseguição a um monstro que foge para o Planeta Terra, Ultraman colide com a nave de um integrante da Patrulha Científica (que são os protetores da Terra, combatendo desastres naturais, monstros, incêndios, sequestros, etc) e acaba matando-o. Para redimir-se, Ultraman junta sua vida com a de Hayata, o piloto da nave, e numa simbiose eles se tornam um único ser. A partir daí, toda vez que a humanidade corre perigo, Hayata transforma-se em Ultraman!

           

Como já escrevi anteriormente, a Patrulha Científica é composta pelo: Capitão Muramatsu, Shin Hayata, Arashi, Ide, Akiko Fuji, o moleque chato Hoshino, e Dr. Iwamoto, um cientista consultor que de vez em quando os ajuda. A série possui histórias interessantes e muito tocantes, nas quais destaco: uma em que cientistas encontram um monstro adormecido numa ilha, o tiram de lá para fazer estudos, acabam despertando a fúria do monstro que apenas queria voltar para sua paz na ilha, e no final, acabam o matando; outra é sobre o fantasma de um monstro que apenas queria repousar em paz no céu, mas como não consegue voltar para lá, é atacado o tempo todo pelos humanos; um dócil monstro é perseguido pela população apenas por ter aspecto feio e sinistro, entre muitas outras.

                 

Só nessas histórias que citei vemos os valores que tentavam passar para as crianças. As cenas de ação hoje em dia nos soam bem antiquadas. A luta livre e o judô, até mesmo um pouco do caratê, são as principais artes marciais mostradas. Fantasias estranhas, zíperes à mostra, máscaras que derretiam com o calor, são presenças constantes, porém, as histórias e o carisma dos personagens compensam e muito. Hayata era violento. Arrancava cabeças, caudas e machucava bem os monstros. Chegou a zombar de um durante uma luta uma certa vez. Uma coisa que achei bem peculiar em mais de 90% dos episódios é que Ultraman aparece apenas a partir de 20 minutos dos episódios, portanto, temos 20 minutos de Patrulha Científica e 5 minutos de Ultraman em ação. Ultraman ganhou o nome de Ultraman Hayata no Brasil devido a confusão que teve com o Ultraman de Hideki Goh, então para não haver confusão entre eles por parte dos telespectadores, foi batizado de Ultraman Hayata.

          

Eu, quando mais novo, odiava Ultraman. Achava velho e queria ação no mesmo nível de Jaspion e Jiraiya, meus heróis na época. Hoje em dia, revi prestando atenção na história e nos personagens. Pra quem nunca viu, veja. Vale a pena. Pretendo me aprofundar e assistir mais da Família Ultra, apesar de termos pouquíssimas séries legendadas por aqui, mas aos poucos as pessoas estão se dedicando para legendarem mais sobre estes gigantes (sem trocadilhos com o tamanho dos heróis Ultras). A Editora JBC trouxe para o Brasil o mangá do herói e que está fazendo muito sucesso. Até agora já temos 2 volumes lançados e mostra uma abordagem diferente e mais atualizada do herói! Sei que existem muitos fãs dos Ultras por aí. E vocês? Também são?

         
Um grande abraço!

tuninhochan
Um eterno fã de Tokusatsus!
Comentários
tuninhochan - 28/03/2017 11:03:56
Grande, Ovomaltino! Estou retomando os tokusatsus agora.... sabem como é.... filho pequeno e trabalho tomam todo nosso tempo.... já tô preparando umas opniões novas e logo, logo posto novamente. Um grande abraço!
Denuncia
Ovomaltino - 22/03/2017 01:03:13
Bacana. Aê Tuninho, quando vai fazer análises novas? E quando vai postar sobre O Regresso de Ultraman? E Jaspion com Spielvan? :P
Denuncia
tuninhochan - 02/08/2016 21:08:42
Logo postarei sobre Ultraseven aqui!
Denuncia
Ovomaltino - 01/06/2016 23:06:32
Também achei Ultraseven melhor que o primeiro Ultraman. E nem curti tanro O Regresso de Ultraman (fora aquele cabelinho do Hideki Goh...) .
Denuncia
tuninhochan - 25/05/2016 11:05:35
Ultraseven é muito bom, ALEXKID! É até melhor do que Hayata, bem melhor aliás. Recomendo. Estou na reta final, faltam 6 episódios para fechar. Logo falarei sobre Seven aqui! Um grande abraço!
Denuncia
ALEXKID - 13/03/2016 01:03:22
Eu sou fã de carteirinha de Ultraman Haiata , pois foi o 1° tokusatsu q vi na infância . Depois vi Ultraman Jack ; só não assisti Ultra Seven , poi me disseram na época q ele teria surgido ANTES dos demais ( 43 anos ... tô ficando velho mesmo ... q bosta ) . De outros da família cheguei á ver um episódio ou outro . Gostei muito de um ova q vi com 7 ou 8 Ultras q passou no canal HBO , onde os 3 por mim já citados (re )aparecem já idosos e com outros mais novos . Todos se unem contra um monstrengo " foderoso pacas " , aí temos ótimas cenas de CGI e aquela clássica luta de " pessoínhas " contra um inimigo gigante . Enfim , boa matéria e q a Estrela Ultra possa nos iluminar com sua luz .
Denuncia
tuninhochan - 01/03/2016 13:03:44
Willba, qual é o Jack aí??? Sou novo nos Ultras, pra mim são todos iguais nestas fotos! Rsss!!!! Fabusaline, se alguém tiver a série legendada, só pode ser o Alex Spawn! Rsss!!! Valeu, Rodrigo e Cilioultra!!! Um grande abraço a todos!
Denuncia
fabusaline - 25/02/2016 22:02:26
existe a possibilidade de conseguir essa serie com legendas em portugues e com áudio original
Denuncia
cilioultra - 20/02/2016 23:02:20
Era e será meus heróis de infância!
Denuncia
rodrigo nobre - 02/02/2016 17:02:28
Ainda sou inexperiente em matéria dos Ultras, assisti apenas a três até o momento (estou acompanhando Ultra Q), na época em que passou na tv aberta eu era muito pequeno e não acompanhei muito! Mais com ''revendo '' hoje me dia sinceridade não curti muito, achei a história do personagem principal muito confusa (apesar da época e de ser bem antiga), acho que tudo em Ultraman acontece rápido demais e sem uma explicação concreta, fora que a Patrulha Científica não quer saber do que se trata e já chegam pra eliminar o monstro sem nem saber a causa da aparição do mesmo (ou no fundo não estão nem aí, pois os monstros estão quebrando tudo mesmo rsrsrs), o que curti foram os episódios com continuações que tinham um desenrolar melhor dos casos, se tivessem usado isso com mais frequência a série teria se desenrolado melhor ao meu ver! No mais vale mesmo pela nostalgia de acompanhar o começo dos tokusatsus e desta grande franquia!
Denuncia
Willba - 25/01/2016 14:01:38
Saudações! Fãnático dos Ultras se apresentando, rs! Outros dois episódios marcantes, nesse aspecto citado no texto é do "Cemitério dos Monstros" e o da "Menina da Neve". Muitas reflexões filosóficas. Acho fantástico essa coisa de ser focado na Patrulha e não só no herói; fica um clima único que, infelizmente, ao meu ver, não foi seguido nos demais tokus. Abraços e ótimo texto! * ps.: se me permite uma ressalva, há uma foto por engano do Ultraman Jack, rs!
Denuncia
tuninhochan - 07/01/2016 09:01:33
Metalder e Black tem clima bem sério e meio sombrio, dos que passaram aqui no Brasil. Jiban e Shaider são os MH mais fracos, ruins. Winspector e Solbrain preciso rever, mas na época que passou na TV eu detestei. Agora, Maskman não conseguiu me prender ou me agradar nem na época que foi exibida na TV ou agora quando a revi.
Denuncia
Ovomaltino - 30/12/2015 13:12:37
Parou no momento certo, então. Que partes?
Denuncia
tuninhochan - 30/12/2015 08:12:48
Ainda não vi a fase Omega, apenas os 4 primeiros episódios e estava curtindo bastante. Sim, concordo em partes.
Denuncia
Ovomaltino - 29/12/2015 20:12:06
Mas Omega é de doer os ovários que não temos!!! E concorda com tudo o que disse abaixo?
Denuncia
tuninhochan - 29/12/2015 09:12:52
Sim! P.S.: Adoro Saint Seiya!!! Ainda é meu anime favorito!!! Rsss!!!
Denuncia
Ovomaltino - 28/12/2015 14:12:15
..."achava parado e muito chato o drama de Takeo e Miho". pelo visto, então, deve detestar Saint Seiya e suas doze casas, hein! Mas de Maskman eu curto pois curto o climão mais "soturno" e até maduro da série, se comparada às outras 3 que foram exibidas por aqui (contrasta com o infantilíssimo e bobo Goggle V, por exemplo). E é notável vermos que em 1987 a Toei deixou esse clima mais soturno para pelo menos 3 de suas séries - Hikari Sentai Maskman, Choujinki Metalder e Kamen Rider Black. Tanto que eu até já mencionei aqui que achava Maskman uma espécie de "Metalder dos Super Sentais". Sem falar nos combates, excelentes. Já o Jiban eu acho que, bem como Shaider, "envelheceu mal". E além de ter um vilão extremamente "mala" durante boa parte da série (a feiosa Madgarbo), quase não apresenta variação nesse quesito (compare com as duas séries anteriores; Jiraiya e seus cerca de 50 Ninjas Mundiais, e o Metalder com 4 exércitos do mal inteirinhos só pra acabar com ele). E acaba que eu não sei se Jiban fica atrás, supera ou empata com Gavan, mas sei que bate Spielvan (aliás, quem não? ) e a dobradinha chinfrim Winspector/Solbrain. E pelos 21 episódios só que vi em Janperson percebo que ele acaba com a raça de Jiban facilmente. Mas toda série, por melhor que seja, chega uma hora em que decai (normalmente em sua segunda metade; e/ou lá pro final), e exemplos não faltam: Jiraiya começa a repetir MUITO os inimigos e anti-heróis pouco depois de ele conseguir aqueles "upgrades" pra sua armadura ("irmão de Juunin Macumba",? "Filho de Kanin Chang Kung Fu"? As BILHÕES de aparições de alguns personagens que ninguém sabe como não foram pra cucuia bem antes do que acabaram indo, como Kenin Parchis, Suinin Silver Shark/Tubarão-mor, Sainin Gyuuma/Gilmar, entre outros) e Metalder vai perdendo muito de sua "epicidade" (nem sei se essa palavra existe! :P ) no decorrer dos episódios, principalmente após o surgimento do estúpido personagem Hakko Kita (ou Satoru Kinta, na dublagem de merda que teve aqui). E vemos Coolgin/Arthur morrer de uma maneira bem fútil, e não soubemos, por exemplo, porque ele foi servir God Neros e pra quẽ. Enfim, cada série na sua.
Denuncia
tuninhochan - 28/12/2015 10:12:10
Ovomaltino, Jiban eu acho chato e arrastado aquela história da perda de memória da Ayumi e o aparece e desaparece dela o tempo inteiro, fora o final que foi extremamente broxante. Já Maskman a trama não me prendia de jeito nenhum, achava parado e muito chato o drama de Takeo e Miho.
Denuncia
Ovomaltino - 18/12/2015 16:12:46
Beleuza, meu nêgo... mas do que você não gosta em Jiban e em Maskman?
Denuncia
tuninhochan - 17/12/2015 13:12:05
Eu saquei as entrelinhas.... rsss. Por enquanto não rola "análises" com heróis que todos já conhecemos de cor e salteado. Estou priorizando os inéditos por aqui para divulgá-los ou os que eu vi há muito tempo e não lembro de nada ou simplesmente os que eu não assisti na época de ouro do Tokusatsu aqui no Brasil. Em breve estarei escrevendo sobre Dairanger!
Denuncia
Ovomaltino - 16/12/2015 19:12:56
Na verdade Jiban é OK (bem melhor que Winspector e Solbrain), mas peca nos aspectos que mencionei. Quanto ao "arsenal de vilões" havia me esquecido de mencionar o de Metalder, que é de dar inveja - quatro exércitos pra capotar um mísero ciborgue não é para qualquer um! Quanto ao lance do jaspion... tava sugerindo uma análise (não lê nas entrelinhas não, é? ;) ). Bom, mas voltando ao Ultraman, pra não desviar do assunto principal: apesar de esse mangá estar sendo até que bacaninha, estranhei um pouco esse "Ultraman de armadura" (algo do tipo "Homem de Ferro shounen"). ..
Denuncia
tuninhochan - 16/12/2015 15:12:58
Metalder é outro MH fascinante! Muito bom mesmo! Já Jiban, está na minha lista dos piores tokusatsus que eu já assisti!
Denuncia
Ovomaltino - 16/12/2015 14:12:22
Jiraiya e Metalder. ;) Enfim, pra mim Jiban é uma ótima série, mas peca feio nos quesitos vilões (pudera, depois do leque ABSURDO de anti-heróis/vilões que tivemos em Jiraiya fica embaçado mesmo). Mas tenho preferido bem mais Janperson à Jiban, ultimamente.
Denuncia
tuninhochan - 16/12/2015 08:12:59
Olha, Ovomaltino, na minha opinião, temos Jiraiya e Gaban que são tão bons quanto o próprio Jaspion. Acho que vai mais do gosto pessoal de cada um mesmo. Spielvan eu não lembro de quase nada, apenas na eterna procura dele pela sua irmã Helen e o foge-foge dela com ele. Acho um saco esse tipo de trama, mas tenho que rever para ter uma opinião melhor.
Denuncia
Ovomaltino - 16/12/2015 06:12:01
E você não concorda que, mesmo sendo o primeiro Metal Hero exibido aqui (o Jaspion, claro) continua sendo melhor que certos Metal Heroes exibidos antes dele (Shaider) e depois (Spielvan, Winspector, Solbrain e TALVEZ Jiban)? Quanto ao Spielvan... como cagaram nessa série, não? E olha que possui um figurino até legalzinho...
Denuncia
tuninhochan - 15/12/2015 09:12:00
Ovomaltino, não revi Jaspion e Spielvan ainda. Porém, Jaspion ainda tenho um contato maior, pois pretendo lançar um livro falando bem detalhadamente da série e seu impacto no Brasil. Já tenho algumas páginas escritas, muita informação recolhida ao longo dos anos e muita paixão pelo personagem. Tomara que consiga terminar em breve.
Denuncia
eurico - 14/12/2015 23:12:04
serie otima.
Denuncia
Ovomaltino - 10/12/2015 14:12:18
E olha que eu achei o climão de Ultraseven bem "secão" (acho que "sóbrio" seria a expressão mais correta) de comparado com o Ultraman clássico. mas a evolução nos recursos e narrativa são notórios. Já em O Regresso de Ultraman não consegui definir muita coisa não... Já viu/reviu Jaspion e Spielvan, Tuninho?
Denuncia
tuninhochan - 10/12/2015 09:12:51
Grande Ovomaltino!!! Realmente temos uma evolução em Ultraseven. Estou assistindo e curtindo muito. E para tudo precisamos de um começo, Ultraman, Gaban e Kamen Rider foram os pioneiros de seus gêneros. Um grande abraço!
Denuncia
Ovomaltino - 09/12/2015 23:12:09
Ainda que esse Ultraman em mangá aí que está sendo publicado por aquela editorazinha nefasta chamada JBC tenha um Ultraman que mais parece o Homem de Ferro do que qualquer outra coisa, a história até que é aceitável. Quanto à série clássica... vi dublada e depois redublada em home-video (aliás.. pra quê dublagem? ). Curti muito essa coisa de "original" que a série tem (mesmo porque é mesmo ;) ). Mas a fórmula foi bem aperfeiçoada e modernizada em ultraseven, e em O Regresso de Ultraman parece que tentam, de alguma forma, retomar o espírito do primeiro Ultraman (mas quele cabelinho do Hideki Goh, sei não - tava bom pra estrelar uma série atual, hehe! ). mas foi como eu falei aqui mesmo: para termos séries avançadas antes tivemos de ter as séries mais "tosconas", como Himitsu Sentai Goranger nos Sentais, Uchuu Keiji Gavan nos Metal Heroes, Kamen Rider (Ichigo) nos Kamen Riders e esse Ultraman aí.
Denuncia
tuninhochan - 09/12/2015 11:12:51
Obrigado, Kaiser7! Também ouvi falar nesse retorno de Ultraman para a comemoração dos 50 anos da franquia. Talvez eles se inspirem nessa mangá que saiu do herói. Se adotassem o visual do mangá ficaria animal! Um grande abraço!
Denuncia
kaiser7 - 08/12/2015 22:12:39
Valeu pelo review do saudoso e lendário ULTRAMAN!!Inclusive estão pretendendo(segundo rumores) revitalizar o Ultraman original com uma roupagem mais moderna e um visual fantástico. Espero que venha logo e que faça muito sucesso,ele merece e nós,fãs dos Ultras,também! Abraço!!
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!